quarta-feira, 7 de julho de 2010

Migração para outra galáxia

Terráqueos, o blog do Independência ou Marte migrou para o Portal Fora do Eixo, que agora é uma rede social, e você pode criar seu perfil, publicar conteúdos e ter acesso a diversos links de maneira bem fácil. Por lá estarão postados todos os próximos programas, experiências de circulação, contatos imediatos em todos os graus possíveis e outros trabalhos realizados como Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre. Façam parte da comunidade, entrem para esse universo colaborativo e boa viagem!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Programa#150 - 3 Anos no Ar, Mídias Livres, Massa Coletiva e Discotecagem Radiofônica Ao Vivo

ESCUTE AQUI

Aeee. Programa#150, em clima de celebração geral nos estúdios Rádio UFSCar, já que também estamos a 3 anos no ar, e recentemente fomos contemplados com o prêmio de mídias livres pelo Ministério da Cultura. Para a festa, propusemos a discussão sobre o tema, juntamos a família nos estúdios e fizemos um som no final do programa.

No BG, a Mixtape Abdução Instrumental#1, que já fora transmitida no programa, com uma seleção e remixes de música contemporânea brasileira, com muita experimentação.
O primeiro bloco foi preparado com Hits dos programas redondos, ou seja, músicas que estiveram presentes nos programas #1, #50, #100 e uma música nova prevendo o futuro, que sempre começa agora:

Instituto e Sabotage - Cabeça de Nego
Antonio Adolfo - Feito em Casa
Nathan Bell - Jericho Land (Rádio UFSCar)
Catemba Dub - Jah é Nosso Pai

O segundo bloco mais uma vez foi especial com Transmissões Independentes importantes que foram realizadas recentemente no programa, algo que acreditamos ser muito importante para todos que vivem e participam deste momento. Temos orgulho de conseguir concretizar este sonho que tivemos desde o grupo de trabalho que participamos que foi responsável pela criação da Rádio UFSCar:

Cabruêra - Visagem (Rádio UFSCar)
Burro Morto - Kalakuta (Rádio UFSCar)
Porcas Borboletas + Aeromoças e Tenistas Russas - Jam (Rádio UFSCar)
B Negão e os Seletores de Frequência - O Processo (Rádio UFSCar)


Daí, fizemos o já anunciado quadro Brado Retumbante sobre Mídias Livres com o Coletivo DesCentro, uma iniciativa nômade, que funciona em rede, com diversos participantes em diversos lugares do país unidos pelo midialivrismo, pela autonomia e a vontade de levar à risca a inteligência coletiva, colocar os objetos de estudo na prática. O Ricardo entrou com a gente de Vitória da Conquista (BA) pra falar com a gente sobre a transversalidade das ações, sobre a idéia do edital que propuseram de Rádio Transmissor, de servidores públicos para comunicação, incentivando outras iniciativas e do encontro de SubMidialogia. Depois, rolamos mais duas músicas clássicas gravadas no programa, no espírito de que "o segredo da alegria é a resistência":

Caio Bosco & DJ Beto - Diamante (Ao Vivo)
Pata de Elefante - Marta (Ao Vivo)

Daí foi hora do Povo Heróico com o Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura do qual fazemos parte. Importante para traduzir um pouco mais da história da família no ar, com impressões de todos sobre os trabalhos que fazemos, entre outros sentimentos sobre o projeto, desde o início com a Rádio UFSCar e todas suas ações como Ponto de Cultura, Mídia Livre, etc. Pra coroar, mais dois sons gravados por aqui:


Chimpanzé Clube Trio - Neander Town
Porto - Plastificadas


Daí chegou a hora da Discotecagem Radiofônica transmitindo Ao Vivo um set instrumental com a participação de Thiago Hard (Aeromoças e Tenistas Russas) nos Sax com efeitos e Zeguila (Malditas Ovelhas!) na percussão. Durante cerca de 20 minutos, sons brasileiros remixados ao vivo, com scratches espaciais, samples do programa e outras interações extraterrenas improvisadas para terminar a comemoração:

Mix Abdução Instrumental#2.1 Ao Vivo

LinkESCUTE AQUI

Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Rádio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Independência ou Marte - Ponto de Mídia Livre, 150 edições e 3 anos no ar!


Programa Independência ou Marte hoje Ao Vivo em clima de festa, comemorando 150 edições, 3 anos de programa no ar e o recém conquistado prêmio de Mídia Livre no edital do Ministério da Cultura!
Nesta edição, além de debaterem sobre o tema do midialivrismo, eles resgatam um pouco da história do projeto que nasceu junto com a Rádio UFSCar e hoje propaga a cultura independente em rede, com diversas ações, como Ponto de Cultura Independência ou Marte - Conexões Solidárias.
Por todo o programa, teremos a Discotecagem Radiofônica, tocando músicas gravadas nas Transmissões Independentes e fazendo um set live instrumental, que contará com a presença de convidados.Link

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Programa#149 - Festival Canja, Scubidu Prods, Os Rélpis e Conexão Latinoamericana (pt.2)

ESCUTE AQUI


Dalle. O programa#149 juntou Felipe, Jovem e Yasmin nos estúdios da Rádios UFSCar, na medida exata, cheio de atrações, junção das vivências ou seja, especial como é há quase 3 anos. Depois da apresentação de todas rádios parceiras que nos retransmitem, anunciamos o BG - La Fiesta Sintomática, compilado de sons experimentais portenhos que já fizeram parte deste evento que a Discotecagem Radiofônica
participou, referência de inovação de linguagem e multidiscplinaridade artística.

O início do programa foi uma cobertura, ou Povo Heróico sobre o Festival Canja em Bauru semana passda havíamos divulgado a iniciativa do Enxame Coletivo, mas desta vez trouxemos as bootlegs, gravações com algumas bandas que se apresentaram por lá, além de impressões de Felipe que esteve por lá e Aldo (o ALD) do programa Vozes Negras que trabalhou na Rádio que também transmitiu toda a programação musical deste evento cheio de linguagens artísticas. Dos sons, separados pelas falas, escutamos:
Projeto Paiero (foto) - Frame
Gangue do Grango - Paty
Sonora - Pai Paulo (Orunmila)
Afoxé Orunmila (foto) - Afoxxés Capoeira
Pé de Macaco - Música da Naty
Vandaluz - Proibido
Rélpis + Vandaluz - Vossa Excelência + Proibido

O final do bloco anterior, já esquentava para a Transmissão Independente que aconteceria logo depois, mas antes tivemos um Brado Retumbante com a Scubidu Prods, mais especificamente com Flávio Abreu que entrou com a gente por telefone para falar sobre a iniciativa. Ele contou sobre o surgimento e conceito de trabalho, entre vivências internacionais, amizade e aprofundamento da relação profissional e seriedade no envolvimento com o que se faz. Pra coroar o bloco, rolamos alguns sons que fazem parte de casting da produtora:

Danilo Morais - Desafio
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - Guarani
Andreia Dias - Noites
Anelis Assumpção - Luz Nos Meus Olhinhos


Daí depois chegou a hora do rádio-show, a Transmissão Independente com Os Rélpis, banda amiga da vizinha terra de Aracoara. Rock sessentista, colorido, dançante e muito engraçado. Contaram sobre as referências, processo de composição, instrumentos vintage nacionais e outras coisas da musicalidade deles.
Figuraças, eles já estavam azucrinando desde do início do programa, e estavam totalmente a vontade para mandar seus sons, com muitas novidades que estarão no próximo disco que deve sair no semestre que vem. O mais inusitado de tudo é que eles ainda tocaram uma música que fora criado no dia e que pediram a sugestão de nome para os ouvintes/espectadores do twitter. Sensacional:

Os Rélpis - Mamãe Disse
Os Rélpis - Verdade Verdadeira
Os Rélpis - My Home is Onde Estomes
Os Rélpis - Coração Tremilique

Depois de toda essa gritaria, brincadeiras e psicodelia rural, o último bloco do programa foi mais uma parte da Conexão Latinoamericana, com a ida de Jovem a Buenos Aires. Ele contou um pouco mais sobre o que rolou por lá, e que já havia começado a falar no programa passado, e desta vez trouxe uma sonora-mosaico de atividades em rádios e entrevistas com pessoas que movimentam a cena. Os Diarios del underground porteño, com toda a viagem mais aprofundada, também é recomendado para que se interesse por todo o rolê. No programa ficou assim:

Entrevista Plasma - Leandro, Nacho e Julia - parte 1
Honduras (en vivo Festival BAEXP)
Entrevista Plasma - Leandro, Nacho e Julia - parte 2
UL (en vivo Festival BAEXP)

Entrevista - Sudamerica Experimental
Taller Hardware Aberto

Trecho programa Alta Fielidad (Rádio América AM)
Entrevista - Diego (La Tribu FM)
Trecho programa FMP3

Ai, ai, e foi isso. Gostoso demais, valeu geral todo mundo que acompanhou e interagiu. Semana que vem tem o programa#150 que estará ainda mais especial, comemorando 3 anos no ar!!!


ESCUTE AQUI

Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Rádio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre

Diarios del underground porteño

Como registro na busca por recordar e potencializar as idéias de viagem, estão sendo publicados no meu blog pessoal, a Máquina Esquizofônica, os "Diarios del underground porteño", com as experiências nos eventos, rádios e outros acontecimentos junto aos coletivos de Buenos Aires, através de narrativas, sons, fotos e links que compartilham as vivências na cena da cidade que se conecta cada vez mais com os trabalhos que estão sendo realizados no Brasil. Cheguemos mais perto de lá também, entonces! VIAJE POR AQUI
abrazos

Jovem

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Festival Buenos Aires Experimental

por Jovem Palerosi

Nesta 6a e sábado, o coletivo Buenos Aires Experimental faz a sua primeira atividade na capital portenha, com um Festival de mesmo nome que reúne os principais nomes da cena underground, da cidade divesas integradas e outras atividades, como a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. O evento será na Impa - Fábrica Cultural, um espaço que foi abandonado, e ocupado por operários que trabalham por lá cotidianamente e grupos artísticos que ocupam como zona autônoma.

Além disso, outros coletivos estarão presentes, e seguirá a discussão sobre a produção colaborativa e os desafios da arte underground na cidade, com as censuras do governo e uma maior necessidade de articulação dos grupos. Durante esta semana que se passou, diversos encontros e discussões se realizaram, em busca de aproximar todo o potencial daqui com o que é realizado no Circuito Fora do Eixo.
Tudo isto está sendo registrado e estará presente novamente também na próxima edição do programa Independência ou Marte, além dos diários de viagem que serão publicados sobre as vivências nos eventos, rádios e com outros grupos culturais de uma das cidades mais férteis e ativas, que passa a se integrar nesta nova história.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Programa#148 - Novidades Instrumentais, Sanca Hip Hp no Jd. Gonzaga, Festival Canja e Buenos Aires Experimental

ESCUTE AQUI

Dalle. O programa#148 foi transmitido Ao Vivo dos estúdios da Rádio UFSCar por Felipe Silva e Yasmin Muller, com conexão internacional com Jovem que estava em Buenos Aires, e trouxe o registros sonoros da atividade do Ponto de Cultura. No BG, o novo disco de Renato Godá - Canções para Embalar Marujos criando um clima bohemio e soturno no fundinho musical. O primeiro bloco foi marcado por Novidades Instrumentais, quase esquizofrênico (embasado pela filosofia de Deleuze), muito bom, passando por diversas vertentes do gênero. Desbravando a música brasileira, e se conectando com outros países pela iniciativa dos artistas:

Mental Abstrato - Jazzeira

3Cruzeiros - Bolero
Avec Silenzi - Amálgama
Farveste - Jack Bauer

O bloco seguinte, foi um Momento Ponto, com atividade do Independência ou Marte - Conexoes Solidárias, com o Sanca Hip Hop - Edição Jd. Gonzaga. O evento contou com diversas manifestações dos elementos da cultura, com ótimas apresentações da rap da região:

Raciocinio e Sub Loco
Resistentes MCs
Sem Medo do Medo

Depois, o Povo Heróico, onde por telefone, Gabriel Ruiz do Enxame Coletivo de Bauru entrou no Ar para divulgar o Festival Canja que acontece por lá no próximo final de semana, concentrando diversos pontos Fora do Eixo e vertentes artísticas integradas. Ele falou sobre a produção do evento, a idéia de sua comunicação colaborativa e o Entrepontos, encontro dos Pontos de Cultura de SP, além de performances e outras apresentações. Pra coroar rolamos alguns sons que vao rolar no Festival:

Serotonina e a Música de Metro - Dorminhoco
Supersônica Rock - Supersônico


Aí chegou a hora da Conexão Latinoamericana, com Jovem se conectando com o Buenos Aires (Experimental), junto com Leandro da banda Falsos Conejos e do Coletivo de lá. Eles contaram sobre as atividades que estão desenvolvendo estes dias, como o Festival BAEXP, além do contato com outros coletivos, como o Sintomatica, que havia realizado uma festa no último sábado, onde se apresentou a Discotecagem Radiofônica. Clima de portunhol no ar, muito idéia boa, separado por dois blocos de música da cena portenha, bueníssimas, inovadoras e contestadoras, mostrando uma face do Underground que realmente faz frente ao Mainstream de forma política e estética:

Honduras - Monocromatico para Fiona

Milica - Oceano

Las Cosas - Base e Cumbre

Falsos Conejos - Estrobos

Gordo Loco Trio - Capsula

Proyecto Gomez - Hey

Corto Morales - Ham

Foto - No one here I know


E foi isso. Semana que vem tem mais, com registros das atividades que continuam. Mantenham a sintonia.


ESCUTE AQUI

Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Rádio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rumo a Buenos Aires (Experimental)

por Jovem Palerosi

No ano passado, O Macaco Bong e outras bandas brasileiras fizeram forte conexão com a cena alternativa de Buenos Aires, descobrindo diversas bandas e agentes culturais que possuiam uma identificação muito grande com o que estava acontecendo aqui no Brasil. A partir disto, o Falsos Conejos, por exemplo, veio ao Festival Calango e depois esticou a torunê para o sudeste, fazendo inclusive um show no Palquinho da UFSCar e uma Transmissão no Independência ou Marte. Já o Proyecto Gomez, banda de um homem só, além de tocar em Cuiabá, ainda voltou para o Festival Macondo Circus em Santa Maria (RS).

fotos: Jovem Palerosi e Pedro Krum

Agora, na próxima semana, estarei representando o Massa Coletiva e o Circuito Fora do Eixo na capital portenha aproximando ainda mais nossos hermanos locos de todo nosso trampo e vice-versa. Me apresento dia 12/06 com a Discotecagem Radiofônica na Fiesta Sintomática, referência da cena experimental de lá, além, outras datas em casas noturnas, uma agenda em rádios e no Festival Buenos Aires Experimental, que possui o mesmo nome do Coletivo.
Assim como for rolando, dou um feedback de toda imersão e da experiências coletivas. Vamos atualizando!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Programa#147 - Brasilidades, Cariocas Pops Compridinhas, Camarones Orquestra Guitarrística, Experimentações e Abduções

ESCUTE AQUI

Da-lhe. O programa#147 foi gravado em clima de ao vivo nos estúdios da Rádio UFSCar, com Felipe, Jovem e Yasmin. Isso porque na mesma hora em que o programa é realizado ao vivo estaria acontecendo o Lançamento do Festival Contato no Paço Municipal em São Carlos.
Mas mesmo assim, o programa não deixou de estar quente e antenado com os principais lançamentos da música contemporânea brasileira. No BG, o projeto alagoano Coisa Linda Sound System - Da Vida e do Mundo. O primeiro bloco, veio com Brasilidades, entre referências de samba, bossa nova, mpb inventiva e novidades recém-lançadas, mais uma trilha sonora do fim do mundo e o novo disco da banda pernambucana:

Lacunas - Só Veneno
Meia Dúzia de 3 ou 4 - Esquecimento Global
Mombojó - Amigo do Tempo


O bloco seguinte foi caracterizado por músicas Cariocas Pops Compridinhas. Três sons que valeram por quatro ou cinco, na mistura de paisagens bem amenas e de fácil audição. O trip hop tropical que fora BG na semana passada, um artista influenciado por sua descendência franco-brasileira passeando entre a mpb e um downtempo europeu, até mais um projeto do selo Bolacha Discos:

Cláudia Dorei - Pérola
Jan Felipe - Uma Tarde Inteira
Amplexos - A Atriz

Daí então chegou a hora da Transmissão Independente com a banda Camarones Orquestra Guitarrística, que estava de passagem por São Carlos, vinda de Natal (RN). Eles estiveram em uma tarde de quarta-feira na Rádio UFSCar, tocando os sons do primeiro disco oficial lançado, além de algumas versões exclusivas. Algumas idéias entre os sons, e cinco pedradas instrumentais de um rock descompromissado e bem alto astral:

Camarones Orquestra Guitarrística - Sweet Família Adams
Camarones Orquestra Guitarrística - I Wanna Be Sedated (Ramones)
Camarones Orquestra Guitarrística - Pra Inglês Ver
Camarones Orquestra Guitarrística - Altas Aventuras
Camarones Orquestra Guitarrística - Alabama Mama

A parte final do programa, como de costume foi dedicada às sonoridades experimentais, da psicodelia brasileira, começando com um bloco com projetos paralelos dos integrantes do Hurtmold. Invenções solos de Guilherme Granado, Mário Cappi e Maurício Takara que depois são coletivizadas com bandas, partindo de improvisos, gravações alternativas, utilizando, tecnologias vintage e outros aparelhos low-fi. Sonzeiras quentes:

Bodes e Elefantes (foto) - Saudade do Que Não Tenho
MDM - Bandit
M.Takara 3 - Espelho

Para os ouvintes que chegaram até o final, reservamos então o merecido bloco de Abduções. Como quase de praxe, arrombando as portas da percepção dos ouvintes, diversos produtores caseiros, experimentam sonoridades pouco convencionais, mas que muito nos agrada. Pra fechar os olhos e entrar na viagem:

Tentáculo - The Eyes Have Hills
M.Armani
(foto) - Moenda
Gabriel Araújo - Dia de Vento



Terminamos divulgando a agenda de São Carlos e foi isso. Semana que vem tem mais:

ESCUTE AQUI Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Rádio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Programa#146 - Black & Jah, Indie Rock Experimental, Coletivo Corrente Cultural e Rinoceronte Ao Vivo

ESCUTE AQUI

E aes. Programa#146 realizado Ao Vivo em alto astral por Jovem Palerosi e Yasmin Muller. Risadas, contatos, e outras informações importantes. Mosaico de uma história efervescente, tivemos muitos sons à partir de pesquisas, vivências e uma Transmissão Independente.
No BG, o trip hop tropical novinho Cláudia Dorei - Respire, que também toca trompete e tem as bases do disco todas feitas por beat box, algo bem peculiar, que dá um tom mais leve, meio hippie e muito agradável.

No primeiro bloco rolou uma vibe
Black & Jah, com vertentes jamaicanas, grooves e hip hop de primeira. Sons novos, a maioria disponível na rede. Começamos cheio de parcerias e sistemas analógicos, depois, novamente fizemos um Copyleft total, com som da internet rolando um novo do PROJETONAVE e terminamos com faixas de peso do hip hop paulistano, muito bem produzidas:

Massarock - O Tempo Vira
(part. Cristopher the Lover)
PROJETONAVE - Fartos Famintos (Ao Vivo)
Parteum - A Força da Sugestão
H2P (foto) - Sólida Vertente

Depois, com o som vazando no estúdio ao lado, entramos num clima mais Indie Rock Experimental, com sons interessantes que catalizam uma certa área mais pop com noises e outras ruidagens. Bandas antenadas, começando pelos novatos do Rio de Janeiro, passando por uma banda que cria belos nomes e finalizamos com o novo projeto de Eduardo Praça (ex-Ludovic):

Dorgas - Salisme
Hierofante Púrpura (foto) - Qualquer um Toca Isso Hoje em Dia
Quarto Negro - Bom Dia, Lua


Depois, soltando a vinheta, foi hora do Brado Retumbante com o Coletivo Corrente Cultural de Poços de Caldas (MG) que sediou na última semana uma encontro do CMMI - Circuito Mineiro de Música Independente. Pelo telefone, Pedrinho entrou com a gente para falar sobre toda a movimentação, que Jovem também participou, através de uma oficina (foto) e debate. Uma grande vivência que ele trouxe com suas experiẽncias em mais de dez anos trabalhando com música, em sua banda, tendo diálogos com os velhos modelos, e agora totalmente envolvidos com processos mais colaborativos junto com a cena. Para coroar a conversa, rolamos alguns sons de bandas que tocaram por lá no evento, inclusive com gravações Ao Vivo e mais a banda que faz parte da história que estão construindo:

4Instrumental (foto) - A Fuga das Mulheres Ruivas para Vênus
Utrinka - Do Ato ao Delito (Ao Vivo)
Vitrolas - Presente (Ao Vivo)
K2 - Mudanças
Fotos: Paula Bainha - Coletivo Fórceps

Até que chegou a hora da principal atração desta edição, a Transmissão Independente com o Rinoceronte. Paulo, Alemão e Vinny, fizeram um show no Sabatina do Sesc, tocariam no Palquinho no dia seguinte,e estavam bem a vontade por aqui, trocando boas idéias sobre a tour, o processo de composição das músicas e o trabalho junto ao Macondo Coletivo lá em Santa Maria (RS). Trouxeram 4 sons pesados Ao Vivo, mistura do EP e do primeiro álbum que sai no segundo semestre:

Rinoceronte - Anda no Ar (Ao Vivo)
Rinoceronte - Nasceu (Ao Vivo)
Rinoceronte - Chaves & Segredos (Ao Vivo)
Rinoceronte - O Choque (Ao Vivo)

Chique demais, rendondinho o som, não teve mais tempo para mais. Despedimos, agradecemos, divulgamos o que precisava e foi isso!!! Semana que vem tem mais, novamente com banda no estúdio.

ESCUTE AQUI

Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Web Radio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre