quarta-feira, 7 de julho de 2010

Migração para outra galáxia

Terráqueos, o blog do Independência ou Marte migrou para o Portal Fora do Eixo, que agora é uma rede social, e você pode criar seu perfil, publicar conteúdos e ter acesso a diversos links de maneira bem fácil. Por lá estarão postados todos os próximos programas, experiências de circulação, contatos imediatos em todos os graus possíveis e outros trabalhos realizados como Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre. Façam parte da comunidade, entrem para esse universo colaborativo e boa viagem!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Programa#150 - 3 Anos no Ar, Mídias Livres, Massa Coletiva e Discotecagem Radiofônica Ao Vivo

ESCUTE AQUI

Aeee. Programa#150, em clima de celebração geral nos estúdios Rádio UFSCar, já que também estamos a 3 anos no ar, e recentemente fomos contemplados com o prêmio de mídias livres pelo Ministério da Cultura. Para a festa, propusemos a discussão sobre o tema, juntamos a família nos estúdios e fizemos um som no final do programa.

No BG, a Mixtape Abdução Instrumental#1, que já fora transmitida no programa, com uma seleção e remixes de música contemporânea brasileira, com muita experimentação.
O primeiro bloco foi preparado com Hits dos programas redondos, ou seja, músicas que estiveram presentes nos programas #1, #50, #100 e uma música nova prevendo o futuro, que sempre começa agora:

Instituto e Sabotage - Cabeça de Nego
Antonio Adolfo - Feito em Casa
Nathan Bell - Jericho Land (Rádio UFSCar)
Catemba Dub - Jah é Nosso Pai

O segundo bloco mais uma vez foi especial com Transmissões Independentes importantes que foram realizadas recentemente no programa, algo que acreditamos ser muito importante para todos que vivem e participam deste momento. Temos orgulho de conseguir concretizar este sonho que tivemos desde o grupo de trabalho que participamos que foi responsável pela criação da Rádio UFSCar:

Cabruêra - Visagem (Rádio UFSCar)
Burro Morto - Kalakuta (Rádio UFSCar)
Porcas Borboletas + Aeromoças e Tenistas Russas - Jam (Rádio UFSCar)
B Negão e os Seletores de Frequência - O Processo (Rádio UFSCar)


Daí, fizemos o já anunciado quadro Brado Retumbante sobre Mídias Livres com o Coletivo DesCentro, uma iniciativa nômade, que funciona em rede, com diversos participantes em diversos lugares do país unidos pelo midialivrismo, pela autonomia e a vontade de levar à risca a inteligência coletiva, colocar os objetos de estudo na prática. O Ricardo entrou com a gente de Vitória da Conquista (BA) pra falar com a gente sobre a transversalidade das ações, sobre a idéia do edital que propuseram de Rádio Transmissor, de servidores públicos para comunicação, incentivando outras iniciativas e do encontro de SubMidialogia. Depois, rolamos mais duas músicas clássicas gravadas no programa, no espírito de que "o segredo da alegria é a resistência":

Caio Bosco & DJ Beto - Diamante (Ao Vivo)
Pata de Elefante - Marta (Ao Vivo)

Daí foi hora do Povo Heróico com o Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura do qual fazemos parte. Importante para traduzir um pouco mais da história da família no ar, com impressões de todos sobre os trabalhos que fazemos, entre outros sentimentos sobre o projeto, desde o início com a Rádio UFSCar e todas suas ações como Ponto de Cultura, Mídia Livre, etc. Pra coroar, mais dois sons gravados por aqui:


Chimpanzé Clube Trio - Neander Town
Porto - Plastificadas


Daí chegou a hora da Discotecagem Radiofônica transmitindo Ao Vivo um set instrumental com a participação de Thiago Hard (Aeromoças e Tenistas Russas) nos Sax com efeitos e Zeguila (Malditas Ovelhas!) na percussão. Durante cerca de 20 minutos, sons brasileiros remixados ao vivo, com scratches espaciais, samples do programa e outras interações extraterrenas improvisadas para terminar a comemoração:

Mix Abdução Instrumental#2.1 Ao Vivo

LinkESCUTE AQUI

Reprises: Sábado às 15h na Rádio UFSCar Rádio Fora do Eixo Web Radio EBTK Web Radio Rasgada Coletiva Radio Software Livre