segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Programa#128 - Lançamentos Nordestinos, Groove, Hip Hop Feminino, Guerrilha Gig e Grito Rock São Carlos

- ESCUTE AQUI!!!

Salve a todos. O primeiro programa inédito do ano foi gravado na Rádio UFSCar, já vislumbrando a nova fase do projeto, que busca cada vez ser mais plura
l, caleidoscópio das vivências coletivas dentro da cultura musical independente. Na locução, Jovem Palerosi, Yasmin Muller e Alisson Tio. No BG, o groove funk-brega-regional do Caldo de Piaba, de Rio Branco (AC).
Os primeiros blocos foram marcados por pesquisas musicais, com o que foi lançado no final do ano passado e no início deste ano.
Pra começar, uma vibe mais suave com os Lançamentos Nordestinos, marcado pelas fusões entre a cultura regional e timbres mais modernos:
Pr
Alessandra Leão - Fogo
Cabruera - Visagem
Roger Man - Me desculpe
Naurêa (foto) - Nossa Senhora do Silêncio

Na sequência, seguindo a vibe, Grooves dançantes de projetos de diversos lugares do país, seja na fusão com ritmos mais inusitados como o Axé do primeiro artista, naipes de metais e até o diálogo com a produção eletrônica do último grupo.

João do Morro - Eu Dô-Lê
Criolina - A Marcha do Candango (DJ Pezão original mix)
Sobrado 112 - Duas de Cinco
Sacassaia (foto) - Transmissão Inclusiva

Yasmin com seu charme começou a falar sobre mais um bloco temático, desta vez intitulado Hip Hop Feminino. No playlist, belas vozes, flows originais em cima de bases bem produzidas, na mistura entre o rap, o raga e o dancehall.

Flora Mattos (foto) Vs. Stereodubs - Viver
Dacal - Tudo ET (c/ Alien Man e Inversu)
Poetiza - Chegou a Hora
Lei Di Dai - Tudo de Bom

Depois da vinheta anunciando o Brado Retumbante, rolou a entrevista com Alison Tio, pra falar mais profundamente sobre o Coletivo Guerrilha Gig de Franca (SP). Ele nos contou sobre surimento do nome, em 2005, ainda com a Festa e o momento mais maduro, agora em que começaram a se estruturar e a exercer atividades cotidianas, com no estúdio que estão montando, à base de softwares livres. Ele falou também sobre a primeira edição do Grito Rock que estão realizando, rolando algumas bandas de cidade e outras que estarão no festival:

The Wanteds - Ver
Demonyser - Demonyser
Elísio - Sobre Vivência

No último bloco do programa, começamos a falar sobre o Grito Rock São Carlos, que caminha para sua 3a edição, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Nos estúdios, Sarah Mascarenhas novamente trouxe a visão como produtora do eveento. Além disso, ainda falamos sobre a importância deste que é o maior Festival Integrado da América Latina, e as ações que acontecem à partir dele, como o lançamento do portal Toque no Brasil, as campanhas de transmissão para web radio e web tv, entre outras ações. Para coroar o bloco, alumas bandas que já estão confirmadas:

Eu Serei a Hiena - Hominis Canidae
Os Rélpis - A Grande Janela
Vandaluz - Lucidez
Nevilton - O Monstro

E foi isso. Ainda falamos da agenda, já que estaremos participando da III Campus Party em São Paulo, do Festival ABC do Som em São Caetano do Sul, além da Coluna Fora do Eixo Minas, em que Felipe está. Tudo isso fica como promessa para o conteúdo do próximo programa.
Para escutar esta edição:

- Reprise no sábado às 15h na Rádio UFSCar
- Podcasting na Web Radio Fora do Eixo
- Web Radio RockAlive
- Web Radio EBTK
- ESCUTE AQUI!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Transmita o seu Grito na Web Radio Fora do Eixo

A Web Radio Fora do Eixo está lançando a campanha "Transmita o seu Grito na Web Radio Fora do Eixo", em busca de ocupar o espaço com o maior número de edições do maior Festival Integrado.
Para auxiliar nessa missão, foi disponibilizado o Tutorial de Transmissão Ao Vivo, que traz informações técnicas para Windows e Linux, dicas de procedimentos, entre outras informações.
Para realizar a transmissão, basta mandar com antecedência as informações de sua edição e agendar a data através do email webradiofde@gmail.com

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reprise Programa#120 - Especial Festivais: Jambolada e Calango (pt.1)


- ESCUTE AQUI!!!

Salves.
Independência ou Marte na estrada ((((())))). O programa#120 foi um primeiro mosaico das nossas vivências nos Festivais Jambolada e Calango, que aconteceram nos últimos finais de semana, em Uberlândia (MG) e em Cuiabá (MT), onde o programa foi editado e finalizado. Nos dois festivais, a nossa participação se deu de forma integrada com a Transmissão Ao Vivo na Rádio ABRAFIN e no Portal Fora Do Eixo.
Nesta edição, mais do que nossas locuções sobre tudo isso, o programa foi uma espécie de narrativa, à partir dos registros feitos Ao Vivo, com os bootlegs dos shows das bandas e participações dos entrevistados, procurando expandir também a fronteira da música para outras linguagens, como a poesia, que marcou presença forte nos dois festivais. Semana que vem, ainda fica prometido uma 2a parte, com mais bandas, idéias mais aprofundadas e mais registros das ações do projeto, principalmente na relação crescente com as oficinas e atividades de midialivrismo.

Durante a 5a edição do Jambolada, a atuação do Independência o
u Marte foi completamente orgânica ao evento, pois enquanto transmitimos, também fazíamos a função de Mestres de Cerimônia, além da Discotecagem Radiofônica que começa a ocupar os PAs nos intervalos dos festivais.
Começamos com as vivências de Uberlândia e o roteiro da primeira parte do programa ficou assim:

Entrevista Talles Lopes (Produtor do Jambolada)
Waldi e Redson

Alex Antunes

Canastra

Cérebro Eletrônico (foto)
Entrevista Xico SáDom Capaz (foto)
Robson Sete
Porcas Borboletas
4Instrumental (foto)

Erbert Richard
Aura
Entrevista Cães do Cerrado

Cães do Cerrado (foto)
Krow

Fotos: Hick Duarte - Goma Comunicação.

Para a segunda parte do programa, optamos por refletir o deslocamento
geográfico que fizemos e conectamos Uberlândia com Cuiabá, levando ao Ar os materiais produzidos durante Festival Calango, que aconteceu no último final de semana.
Na verdade, as prévias começaram à partir de 3a feira, mas na 6a e sábado é que rolaram os shows no Centro de Eventos Pantanal e no domingo na Pra
ça das Bandeiras, fechando o evento em alto astral com shows a a céu aberto.

Como de costume, tudo isso foi transmitido também pela Web Radio Abrafin e no Portal Fora do Eixo, em Rádio e TV, integrando ainda mais o público e o evento.
Nas noites, no centro de eventos, o predomínio musical foi do Rock, com algumas boas excessões; já na praça, o que foi marcante foram as outras influências na música brasileira, como o hip hop, a black music, o samba, e a mpb. Com a lua cheia, as várias atra
ções chamaram um público diferente, expandindo ainda mais o conceito do festival.
O nosso mergulho radiofônico no Calango foi assim.

Linha Dura
Entrevista Claudio Prado
Marku Ribas
Entrevista EMICIDA
Black Sonora
Entrevista DJ Yuga
Jonas Sá
Vitrolas Polifônicas (foto)
Mini Box Lunar
Cassim & Barbária
Plastique Noir
Entrevista Proyecto Gomez
Proyecto Gomez
Falsos Conejos

Nevilton (foto)
Inimitáveis
O Melda
Devotos
Mugo

Fotos: Marcelo Costa

E essa foi a nossa cobertura desses dois festivais que tem um significado muito especial para a história do Independência ou Marte. Nossos mais sinceros agradecimentos aos coletivos Goma de Uberlândia e Espaço Cubo de Cuiabá, que realizaram dois grandes eventos de extrema importância para a Música Brasileira e nos receberam com o melhor da hospitalidade do Circuito Fora Do Eixo.
Seguimos na conexão (((((((((()))))))))

- ESCUTE AQUI!!!
- Reprise no sábado às 15h na Rádio UFSCar

Reprise Programa#117 - Festival Contato e Porcas Borboletas Ao Vivo


ESCUTE AQUI!!!

Salves. O programa#117 teve como foco principal a cobertura do 3o Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, que aconteceu de 07 a 12 de outubro na nossa querida São Carlos. Fica até difícil achar a melhor maneira de falar sobre o evento, que é o maior acontecimento da cultura na cidade. Em cescimento intenso, nesta edição o que marcou foi a quantidade de parceiros e articulações na realização do trabalho de cobertura e nos eventos integrados à programação, como a Feira Microregional de Economia Solidária, a Mostra de Cinema do Interior Paulista e o Fórum Paulista de Cultura Digital. Grande parte da programação musical foi transmitida Ao Vivo na Rádio UFSCar, na Web Rádio Fora do Eixo e em portais que faziam o link com a TV Software Livre. O primeiro bloco contou com algumas impressões de parceiros e os sons gravados Ao Vivo das bandas da cidade que se apresentaram na praça Coronel Salles:

Entrevista - TV Software Livre - Fabricio
Entrevista - Feira de Economia Solidária - Vanessa e Rita
Malditas Ovelhas! - Faca de Matar Cisne
Stranhos Azuis
(foto) - Os Ratos + entrevista
Aeromoças e Tenistas Russas + entrevista
A curadoria do Festival se preocupou em trazer artistas de diferentes momentos em suas histórias, contemplando diversas regiões do país e estilos musicais, mas com influências bem amplas. Na sequência, ouvimos outros blocos de sons Ao Vivo, com a nossa impressão sobre os shows.

Ophelia and the Tree - Ok
Stela Campos - Laura te Espera com uma Arma na Mão
Charme Chulo (foto) - Mazzaropi Incriminado
Apple Sound (foto) - Cerebral Sex
Cachorro Grande - Dance Agora
Porcas Borboletas e Paulo Barnabé (foto) - PesadeloApós escutarmos alguns veteranos que ser apresentaram por aqui, era hora de contemplar a experimentação presente nas atrações musicais deste ano, algo que é bem forte desde as outras edições, mostrando que o Festival busca se relacionar com a invenção de uma maneira bem resolvida.

Cidadão Instigado - Deus é uma Viagem
PROJETONAVE - Psico Análise
Tigre Dente de Sabre
Fóssil (foto) - Missa Nova
Outra acontecimento marcante do final de semana foi o "Saia para Dançar", uma iniciativa que agregou diversos coletivos e produtores de evento da cidade em 3 casas noturnas, com uma programação bem diversificada. Quem comprava o passaporte, podia transitar livremente pelas outras festas; a idéia realmente era a integração. Assim, no domingo realizamos a Independência ou Marte - A Festa no Armazém Bar, com a presença de Kiko Dinucci (c/ Sérgio Machado e Thiago França) e a lady Lourdez da Luz (c/ Rodrigo Brandão e o DJ Makoto), além da nossa Discotecagem Radiofônica e muita diversão O bloco que veio na sequência trouxe as versões gravadas também Ao Vivo neste evento:

Kiko Dinucci, Sergio Machado e Thiago França - Rainha das Cabeças
Kiko Dinucci e Mamelo Sound System - Pobre Star
Lurdez da Luz - Eu Sou o Cara

Então chegou a hora da tão esperada Transmissão Independente com o grupo Porcas Borboletas, que estava nos estúdios desde o início do programa. Superando alguns problemas técnicos e o cansaço de todos, eles tocaram 5 músicas do novo disco, "A Passeio", que foi lançado virtualmente em agosto e agora existe em cd . Eles contaram pra gente também um pouco sobre a história de 10 anos de banda, o processo de composição, as relação com o circuito de música independente e sobre o contexto de Uberlândia, como uma cidade parecida com São Carlos, agora linkada com o resto do país. Entre as trocas de idéias, as músicas foram:

Porcas Borboletas - Menos
Porcas Borboletas - Super Herói Playboy
Porcas Borboletas - Caminhar a Dois
Porcas Borboletas - O Rato + Sertanejo
Pra finalizar ainda rolamos a música que intitulamos ser o "tema" do festival, do grupo que finalizou a apresentação domingo na praça, e uma intervenção ruidosa realizada antes do último show, à partir da idéia de Pedro Paulo Rocha, em quebrar a separação entre o ambiente pop e o ambiente de experimentação que aconteceu no espaço Contato Eletrônico.
Instituto - Contato com o Mundo Racional
Interferência Trans Kynemas
Bueno, clássico demais. Todas as fotos utilizadas aqui (com excessão dos estúdios) são do Rafael Rolim, irmão aqui da família Massa Coletiva. Vejam mais fotos no álbum do Massa. E vamo ae, rumando pra esses novos lugares do mundo que estamos encontrando, nem que seja ao lado da nossa casa. Para escutar é aquele esquema:
- ESCUTE AQUI!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reprise Programa#116 - Festival Varadouro


- ESCUTE AQUI!!!

Conectando-se em 95,3 fm para toda São Carlos e em www.radio.ufscar.br para todo o mundo, o Independência ou Marte#116 foi realizado Ao Vivo nos estúdios da Rádio UFSCar e trouxe um especial sobre o V Festival Varadouro, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro em Rio Branco, capital do Acre.

Assim como dito no começo do programa, os apresentadores desta vez fizeram poucas intervenções no programa, deixando fluir muito mais os sons gravados com exclusividade, entrevistas e sonoras que buscaram fazer um panorama sensorial, começando com os artistas do estado:

Entrevista Karla Martins - Seringal Astral
Entrevista Clenilson
(Grupo Capu)
Grupo Capu (foto) - Todo Mundo Ama
Entrevista Clenilson
Caldo de Piaba - Venska pro Papai
Mapinguarí Blues - A Fuga
Nicles - Concreto + entrevista Kilrio Farias

Capuccino Jack - Ruidos
Camundogs
Entrevista Karla - Imaginário Acreano e Experimentação
Filomedusa (foto) - Cai Entre Nós
Los Porongas - Ao Cruzeiro

O segundo grande bloco do programa foi marcado por bandas que demonstraram o quanto a curadoria do Festival estava antenada com o que de interessante acontece na nova música brasileira, com artistas de diversos cantos do país, experimentações, canções recém-lançadas, e muita invenção nos palcos Seringal Cachoeira e Seringal Bom Destino:

Cidadão Instigado - Homem Velho
Curumin (foto) - Magrela Fever (+ Piripaque)
Móveis Coloniais de Acaju - Cheia de Manha
Trilobit - Dalai Google (com Kayapy)

Guizado - Whow + entrevista
Entrevista Karla - diversidade e experimentação
Floresta Sonora, Kayapy e Alex Antunes (foto)

O último bloco foi marcado por outros artistas que marcam uma parceria do Festival com outros Coletivos do país, e outras bandas internacionais, fortalecendo o intercâmbio e a circulação entre vários pontos da América Latina.


Devotos (foto) - Alien
Plano Proximo - Vou Capotar
Sonora Aldeia FM
Soda Acústica

Entrevista - Aarão Prado - Festival
SPS 12 - Pé na Estrada
Entrevista Ricardo (La Mente)
La Mente (foto) - Corrupción
Monstruo + entrevista Kubilai Medina

É importante dizer que todas as fotos são de autoria do parceiro Renato Reis, que faz muitos dos belos registros que os vários Festivais possuem.


Reprises:
- Sábado às 15h (BSB) na Rádio UFSCar - 6a feiras às 20h e 2a feiras às 20h no Rock Alive.
- Podcasting no Portal Fora do Eixo
- ESCUTE AQUI!!!