terça-feira, 27 de outubro de 2009

Marcianos, Jambolões e as Estradas

por Jovem Palerosi

Dias corridos, produção intensa...pouco tempo inclusive para atualizar nossos
meios. Aproveitando a longa viagem de ônibus entre Uberlândia/Cuiabá e a maravilha do notebook para atualizar nossas vivências, vamos vencendo a dificuldade da escrita na estrada esburacada. Estivemos na 5ª edição do Festival Jambolada como Mestres de Cerimônia desta bela celebração, que é um dos mais importantes do país, realizado pelos coletivos Goma e Valvulado.

Na 5a feira a noite, logo depois que chegamos, participamos dos debates e da festa intitulada João Boladão, com as bandas que não foram selecionadas nas prévias do Festival, mas reinvidicaram seu espaço, questionando a curadoria "Bicho Grilo". Bela atitude dos dois lados, criou-se um meio termo e 4 bandas foram votadas e tiveram seu espaćo garantido no Espaço Goma.
6a feira comećou a agitacao mais intensa na Acrópole, importante casa de shows da cidade, armada novamente com 2 palcos e com a rádio no meio do caminho, com a interlocução tanto para quem estava no local, quanto para quem estava escutando pela Web Radio Fora do Eixo. Contando com sábado, foram 26 shows, de bandas de estilos e lugares diversos, em sua maioria muito boas.
Destaque para a apresentação cheia de grooves psicodélicos regionais de DJ Tudo e a Garrafada (foto), do astral dos Malditas Sudakas, da energia Porcas Borboletas lançando o disco em casa, e do Devotos, que mesmo com problemas técnicos no meio do show, fizeram uma apresentação intensa, direta e reta, propagando as mensagens de libertação e celebração no melhor estilo de seu punk pernambucano de jah.

Interessante que o Festival destacava muito as bandas mineiras, seja pela maioria no line up, quanto nos headliners, que foram o Pato Fu e o Sepultura, originais do estado também. No sábado ainda teve um after party, conduzido pela Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte, que bombou a pista do Goma.
Além dos shows, é muito importante destacar atividades como o Jambo Digital e o Jambo Literal, entre outros, que promoveram encontros interessantíssmos para discutir sobre aspectos mais amplos na relação da cultura.
Outra intervenção marcante foi do
Coletivo Literatura Subsolo, que propos a mescla da poesia de artistas como Alex Antunes, Ruy Mascarenhas e do Robson Sete (foto), ao início de alguns shows. Invenção boa.

Domingo, para coroar, ainda rolou o Arte na Praça, evento que acontece há sete anos e mais uma vez foi parceiro do Jambolada, com mais seis belos shows a céu aberto. Mais algu
mas bandas de rock de Minas, e convidados especiais como Anelis Assumpção e Maria Alcina (foto), sem dúvida nenhuma, o show mais energético do Festival, contemplando mais do que nunca a frase de nosso amigo Jackinho: "A Vida é uma Festinha".

E para finalizar em grande estilo de celebração entre parceiros, foi estimulado por nós a "Jam Bolada", com sessões livres de improviso entre os artistas sobreviventes que foram para o Goma. Tomara que entre de verdade na programação no próximo ano. De qualquer maneira, contaremos melhor essas histórias na próxima semana, no programa especial do Jambolada.

Agora, como dito, na estrada, chegamos a Cuiabá para dar a oficina de produção radiofônica na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e na Ação Cultural, um Pontão de Cultura, além é claro de participar do Festival Calango, que inicia na próxima 6a feira (30/10).

Mas, no meio do caminho, um imprevisto que é importante contar: o Movimento dos Sem Terra do Mato Grosso havia fechado a BR, e ficamos cerca de 7 horas parados na estrada. Assim, conversamos com eles, que nos convidaram a conhecer a situação do assentamento, depois que foram desalojados da fazenda em que o INCRA havia dado posse para eles. Impossível deixar de fora o registro e a nossa manifestação de apoio a esses guerreiros que lutam por seu espaço.

E assim seguimos; tomara que venha muito mais história para construir e contar. Continuem na conexão ((((((((()))))))))
bjos e abrazos

fotos: Hick Duarte e Jovem Palerosi

Programa#119 - Lançamentos Pernambucanos, Auto-Ironia, Psicodelia Infantil e Pré-anúncio Final de Semana do Rock

Salve. Independência ou Marte na estrada, ativo nos princiais Festivais do país. Os próximos programas serão especiais sobre o Jambolada e o Calango, respectivamente em Uberlândia (MG) e Cuiabá (MT). Mas, esta edição foi gravada, como respiro para prepararmos este material. Ela teve a característica de contemplar as nossas pesquisas e pré-anunciar os eventos de novembro em São Carlos. No BG, o Elma EP, do grupo paulistano de rock instrumental e no ar, o astral dos estúdios da Rádio UFSCar.
Começamos com um bloco de Lançamentos Pernambucanos, com artistas que já passaram aqui pelo programa, mas desta vez com músicas novas, quentinhas.
Curiosidade sobre a presença de Arnaldo Antunes em parceria na última música do bloco. Ele, quase que sem querer, permeou a primeira metade do programa, de diversas maneiras. O começo do programa ficou assim:

Otto - Crua

Isaar - Ode Marítima
Zé Cafofinho e Suas Correntes - Dança da Noite

O bloco seguinte caminhou entre o samba, o pop e o rock, em canções voltadas para uma Auto-Ironia, reflexões sobre si mesmo e seu trabalho. Um humor leve permeando as letras, as melodias e ritmos de artistas de diferentes origens:

Gato Zarolho - Samba Safado Prum Dia Triste

Banda Gentileza - Pseudo Eu

Arnaldo Antunes - Iêiêiê

Depois, rolou um pequeno especial, com um bloco maior, recheado com as pesquisas dentro da Psicodelia Infantil.
Um mote que parte de ídéias pessoais, mas que rende vários conceitos e possibilidades de criação, em vários campos artísticos. Juntamos na sequência, o inovador projeto de Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Antônio Pinto, Taciana Barros e seus filhos; o projeto Palavra Cantada, que há cerca de 15 anos propaga o melhor da invenção à partir da visão das crianças e dois clássicos do programa Ra-Tim-Bum, que marcou a infância das gerações das últimas décadas. Ficou assim:

Pequeno Cidadão - Pequeno Cidadão
Palavra Cantada - Bolacha de Água
Palavra Cantada - Sopa
Skowa - Bongô
Helio Ziskind - Ratinho Tomando Banho

Depois, rolamos dois blocos pré-anunciando o que passamos a chamar de Final de Semana do Rock, dias 13, 14 e 15 de novembro, já que acontecerão o III Festival de Bandas do CAASO e o III Festival Rock na Estação, tudo de graça. A começar pelo Festival que acontece pela terceira vez na USP, resgatamos as bandas finalistas do ano passado, sampleando nosso programa#70, que teve os sons ao vivo e entrevistas, e a banda convidada que fechará o evento este ano:

Pata de Elefante - Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha
Red Light Street –
sonora +
The Hate in Me
Stranhus Azuis –
sonora + Deixa Pra Lá

Mothercown – Shotgun Bullets
Depois, fizemos um bloco que mesclou atrações que se inscreveram para tocar no palco da Estação Cultura, um dos lugares mais interessantes de se fazer show, com um cenário dos trens passando durante as apresentações. Contempla um sábado feminino com um domingo mais experimental. Ficou assim:

Maquiladora - How Can I Call You?
Luisa Mandou um Beijo - Boa Tarde Sr. Smith
Topsyturvy - Blunder
Clave de Clóvis - Homem Urso

E foi isso. Abusando das brincadeiras do estúdio, finalizamos esta edição. Quem quiser ouvir novamente:

- DOWNLOAD AQUI!!!
- Reprise sábado às 15h na Rádio UFSCar
- Web Rádio Rock Alive
- Web Rádio EBTK

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Programa#118 - "A Resistência" - Pesquisas Musicais, Rádio EBTK, Boddah Diciro e Conexões Marcianas

Salves ((((((())))))). Uma das coisas mais doidas de cada programa é a especificade na sua realização. O programa#118 talvez tenha sido um dos mais atípicos, realizado na Rádio UFSCar após um blackout generalizado que quase ameaçou a transmissão. Mas a resistência predominou e entramos no ar, Ao Vivo, por volta das 22h30 desta segunda, cortando alguns blocos, em uma edição com meia hora a menos que o normal. Mas, para espantar a zica, a fome que estávamos, e qualquer outra coisa, rolamos o Projeto Nave - Volume 02 como BG; este mereceu um destaque, por ser um trabalho recém-lançado de uma banda que esteve aqui no último Festival Contato, além de ter uma relação muito forte com o Independência ou Marte, a cidade, e ser uma das mais iventivas e experimentais da atual cena alternativa brasileira.

O primeiro bloco a ser propagado foi um bloco Brazuca, contemplando um imaginário brasileiro em busca de identidades nessa nova música, à partir da auto-ironia da primeira banda do bloco, passando pela reflexão de referência da segunda artista e a junção novamente do projeto +2, desta vez para a trilha de teatro do Grupo Corpo.

The Playboys (foto)- Alma Brasileira
Marcela Bellas - Bacana
+2 Moreno, Domenico & Kassin - Zona Portuária

Firmeza total. Na sequência, mais um bloco de sons bem contemporâneos, desta vez com uma seleção de Hip Hop, entre Rio e São Paulo, com artistas importantes que trampam tanto na produção de beats, quanto na criação poética das letras, à partir de improvisos, situações de vida, contextos criativos de produção, parcerias e muitas outras bagagens de formação amplas e instigantes; o nosso projeto busca absorver e dialogar cada vez mais com isso, então preparem-se que no futuro deve surgir mais material doido publicado por aqui. O bloco ficou assim:

Emicida (foto) - Triunfo
Projota e Rachid - Lauzane
Mc Marechal - Correndo Discos

A primeira conexão externa neste programa foi com o projeto Compacto.Rec, uma iniciativa do Circuito Fora do Eixo que busca criar programas de divulgação para as bandas independentes que estão lançando seus álbuns, à partir de downloads gratuitos e outras ferramentas de assessoria. Quem entrou com a gente por telefone diretamente de Palmas (TO), foi Sam, vocalista e guitarrista da banda Boddah Diciro, que lançou recentemente o disco "Strange". Entre uma interrupção com a queda do telefone no Ao Vivo, rolou uma troca boa de idéias sobre o projeto como um todo e sobre o processo de criação, composição e produção do álbum e da arte, que foi uma parceria com o grupo Bicicleta Sem Freio, de Goiânia, também onde o disco foi gravado, no Rock Lab, com os produtores Gustavo Vasquez e Luiz Maldonalle. Para amarrar a entrevista, também rolamos os sons:

Boddah Diciro - Strange
Boddah Diciro - Blue Lies

A segunda participação no programa, no Brado Retumante, veio do outro extremo do país, de Porto Alegre (RS), com o Mário Pertile e a Viviane Becker, da Rádio EBTK, importante meio de comunicação, que tem o slogan, "Independente de Qualquer Coisa". Importante dizer que a rádio é uma nova parceira marciana e passará a veicular o programa por lá; mas além disso, eles nos contextualizaram sobre o surgimento em maio deste ano, como está rolando desenvolvimento, a programação, os parceiros e ainda indicaram alguns sons para ouvirmos na sequência:

Narcotic Love - Show Me Heaven
L.A.B. - O Melhor Sorriso
BiwalQ - Interestadual 76
Clã McLoud - Mais Forte Que a Dor (Ao Vivo)

Para finalizar essa loucura, um bloco Marciano, à partir de eventos que aconteceram na sessões experimentais do Outubro Independente, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Artistas de invenção, em busca de improviso, novos planos sonoros e paisagens espontâneas; algo que também buscamos realizar e divulgar, tanto que noa aventuramos a capturar algumas versões exclusivas de projetos inventados recentemente, que estavam disponíveis no site do CCSP. É extremamente recomendado o acesso à Rádio de lá. No ar, propagamos:

Pumu - Pra Laila
Afasia - Ao Vivo
Coletivo de Improvisação- Ao Vivo (foto)

Sensacional. Semana que vem tem mais. Fiquem antenados, que em breve virão coberturas e sensações sobre os Festivais Jambolada e Calango, que iremos participar intensamente. Para ouvir esta edição ainda:

- DOWNLOAD AQUI!!!
- Reprise na Rádio UFSCar no sábado às 15h (BSB
- Portal Fora do Eixo
- Web Rádio Rock Alive
- Web Rádio EBTK

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Programa#117 - Festival Contato e Porcas Borboletas Ao Vivo

Salves. O programa#117 teve como foco principal a cobertura do 3o Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, que aconteceu de 07 a 12 de outubro na nossa querida São Carlos. Fica até difícil achar a melhor maneira de falar sobre o evento, que é o maior acontecimento da cultura na cidade. Em cescimento intenso, nesta edição o que marcou foi a quantidade de parceiros e articulações na realização do trabalho de cobertura e nos eventos integrados à programação, como a Feira Microregional de Economia Solidária, a Mostra de Cinema do Interior Paulista e o Fórum Paulista de Cultura Digital. Grande parte da programação musical foi transmitida Ao Vivo na Rádio UFSCar, na Web Rádio Fora do Eixo e em portais que faziam o link com a TV Software Livre. O primeiro bloco contou com algumas impressões de parceiros e os sons gravados Ao Vivo das bandas da cidade que se apresentaram na praça Coronel Salles:

Entrevista - TV Software Livre - Fabricio
Entrevista - Feira de Economia Solidária - Vanessa e Rita
Malditas Ovelhas! - Faca de Matar Cisne
Stranhos Azuis
(foto) - Os Ratos + entrevista
Aeromoças e Tenistas Russas + entrevista
A curadoria do Festival se preocupou em trazer artistas de diferentes momentos em suas histórias, contemplando diversas regiões do país e estilos musicais, mas com influências bem amplas. Na sequência, ouvimos outros blocos de sons Ao Vivo, com a nossa impressão sobre os shows.

Ophelia and the Tree - Ok
Stela Campos - Laura te Espera com uma Arma na Mão
Charme Chulo (foto) - Mazzaropi Incriminado
Apple Sound (foto) - Cerebral Sex
Cachorro Grande - Dance Agora
Porcas Borboletas e Paulo Barnabé (foto) - PesadeloApós escutarmos alguns veteranos que ser apresentaram por aqui, era hora de contemplar a experimentação presente nas atrações musicais deste ano, algo que é bem forte desde as outras edições, mostrando que o Festival busca se relacionar com a invenção de uma maneira bem resolvida.

Cidadão Instigado - Deus é uma Viagem
PROJETONAVE - Psico Análise
Tigre Dente de Sabre
Fóssil (foto) - Missa Nova
Outra acontecimento marcante do final de semana foi o "Saia para Dançar", uma iniciativa que agregou diversos coletivos e produtores de evento da cidade em 3 casas noturnas, com uma programação bem diversificada. Quem comprava o passaporte, podia transitar livremente pelas outras festas; a idéia realmente era a integração. Assim, no domingo realizamos a Independência ou Marte - A Festa no Armazém Bar, com a presença de Kiko Dinucci (c/ Sérgio Machado e Thiago França) e a lady Lourdez da Luz (c/ Rodrigo Brandão e o DJ Makoto), além da nossa Discotecagem Radiofônica e muita diversão O bloco que veio na sequência trouxe as versões gravadas também Ao Vivo neste evento:

Kiko Dinucci, Sergio Machado e Thiago França - Rainha das Cabeças
Kiko Dinucci e Mamelo Sound System - Pobre Star
Lurdez da Luz - Eu Sou o Cara

Então chegou a hora da tão esperada Transmissão Independente com o grupo Porcas Borboletas, que estava nos estúdios desde o início do programa. Superando alguns problemas técnicos e o cansaço de todos, eles tocaram 5 músicas do novo disco, "A Passeio", que foi lançado virtualmente em agosto e agora existe em cd . Eles contaram pra gente também um pouco sobre a história de 10 anos de banda, o processo de composição, as relação com o circuito de música independente e sobre o contexto de Uberlândia, como uma cidade parecida com São Carlos, agora linkada com o resto do país. Entre as trocas de idéias, as músicas foram:

Porcas Borboletas - Menos
Porcas Borboletas - Super Herói Playboy
Porcas Borboletas - Caminhar a Dois
Porcas Borboletas - O Rato + Sertanejo
Pra finalizar ainda rolamos a música que intitulamos ser o "tema" do festival, do grupo que finalizou a apresentação domingo na praça, e uma intervenção ruidosa realizada antes do último show, à partir da idéia de Pedro Paulo Rocha, em quebrar a separação entre o ambiente pop e o ambiente de experimentação que aconteceu no espaço Contato Eletrônico.
Instituto - Contato com o Mundo Racional
Interferência Trans Kynemas

Bueno, clássico demais. Todas as fotos utilizadas aqui (com excessão dos estúdios) são do Rafael Rolim, irmão aqui da família Massa Coletiva. Vejam mais fotos no álbum do Massa. E vamo ae, rumando pra esses novos lugares do mundo que estamos encontrando, nem que seja ao lado da nossa casa. Para escutar é aquele esquema:
- Reprise sábado às 15h na Rádio UFSCar
- 6a feira às 20h e 2a feira às 14h no Rock Alive
- DOWNLOAD AQUI!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Independência ou Marte no Contato

Sim, chegou a hora novamente de transpassar as barreiras humanas, aguçar as idéias, sentidos e transcender no maior evento do interior paulista, aqui em nossa terra, São Carlos (SP).
Desde 4a feira começou o 3o Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica. Já estão rolando várias oficinas e debates sobre a contemporaneidade na produção audiovisual, políticas públicas na produção cultural, entre muitos outros pontos estéticos e organizacionais a serem discutidos na transversalidade das artes.
O lançamento oficial foi com o Sol na Garganta do Futuro, que trouxe seu espetáculo cheio de groove e poesia influenciada pela vanguarda da mpb, cinema novo e muitas outras referências interessantes.
No final de semana, as apresentações musicais invadem a praça Coronel Salles, no coração da cidade. Por lá, transmitiremos pela Rádio UFSCar e pela Web Rádio Fora do Eixo, as atrações que podem ser conferidas no www.contato.ufscar.br
E ainda rola o "Saia pra Dançar", com 3 baladas integradas por um único passaporte. No domingo faremos a nossa Independência ou Marte - A Festa, convidando Lurdez da Luz, em seu projeto solo (mas com Rodrigo Brandão e DJ Makoto) e o Kiko Dinucci, junto com o Sergio Machado e o Thiago França, numa mistura de hip hop underground e samba afrofuturista que proomete ser histórica.
Na 2a feira, o programa#117 é mais do que especial, com banda Ao Vivo, e mais sons da gravação dos shows.
Conectem-se, venham fazer parte desse universo (((((((((()))))))))

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Programa#116 - Festival Varadouro 2009

Conectando-se em 95,3 fm para toda São Carlos e em www.radio.ufscar.br para todo o mundo, o Independência ou Marte#116 foi realizado Ao Vivo nos estúdios da Rádio UFSCar e trouxe um especial sobre o V Festival Varadouro, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro em Rio Branco, capital do Acre.

O programa da semana passada já havia sido especial sobre o II Congresso Fora do Eixo, assim, esta edição foi uma grande imersão no universo do Seringal Astral proposto pelo Coletivo Catraia, no Amazônia Rio, à beira da Floresta.

Assim como dito no começo do programa, os apresentadores desta vez fizeram poucas intervenções no programa, deixando fluir muito mais os sons gravados com exclusividade, entrevistas e sonoras que buscaram fazer um panorama sensorial, começando com os artistas do estado:

Entrevista Karla Martins - Seringal Astral
Entrevista Clenilson
(Grupo Capu)
Grupo Capu (foto) - Todo Mundo Ama
Entrevista Clenilson
Caldo de Piaba - Venska pro Papai
Mapinguarí Blues - A Fuga
Nicles - Concreto + entrevista Kilrio Farias

Capuccino Jack - Ruidos
Camundogs
Entrevista Karla - Imaginário Acreano e Experimentação
Filomedusa (foto) - Cai Entre Nós
Los Porongas - Ao Cruzeiro

O segundo grande bloco do programa foi marcado por bandas que demonstraram o quanto a curadoria do Festival estava antenada com o que de interessante acontece na nova música brasileira, com artistas de diversos cantos do país, experimentações, canções recém-lançadas, e muita invenção nos palcos Seringal Cachoeira e Seringal Bom Destino:

Cidadão Instigado - Homem Velho
Curumin (foto) - Magrela Fever (+ Piripaque)
Móveis Coloniais de Acaju - Cheia de Manha
Trilobit - Dalai Google (com Kayapy)

Guizado - Whow + entrevista
Entrevista Karla - diversidade e experimentação
Floresta Sonora, Kayapy e Alex Antunes (foto)

O último bloco foi marcado por outros artistas que marcam uma parceria do Festival com outros Coletivos do país, e outras bandas internacionais, fortalecendo o intercâmbio e a circulação entre vários pontos da América Latina.


Devotos (foto) - Alien
Plano Proximo - Vou Capotar
Sonora Aldeia FM
Soda Acústica

Entrevista - Aarão Prado - Festival
SPS 12 - Pé na Estrada
Entrevista Ricardo (La Mente)
La Mente (foto) - Corrupción
Monstruo + entrevista Kubilai Medina

É importante dizer que todas as fotos são de autoria do parceiro Renato Reis, que faz muitos dos belos registros que os vários Festivais possuem.


Semana que vem tem mais um programa inédito, desta vez especial sobre o 3o Festival Contato, que acontece de 07 a 12 de outubro aqui em São Carlos (SP).
Fique antenado. Reprises:
- Sábado às 15h (BSB) na Rádio UFSCar - 6a feiras às 20h e 2a feiras às 20h no Rock Alive.
- Podcasting no Portal Fora do Eixo
- DOWNLOAD AQUI!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entrevista Independência ou Marte no Coquetel Molotov

Está no Ar a entrevista do Independência ou Marte no programa Coquetel Molotov.
ESCUTE AQUI!!!