terça-feira, 28 de abril de 2009

Programa#93 - Good Trips, Astral Coletivo, Chimpanzé Clube Trio, Bigorna Produções e VI Tendencies Rock Festival

Sim. Conectando-se em 95,3 fm para a cidade de São Carlos e região, e em www.radio.ufscar.br e em www.foradoeixo.org.br para todo o mundo, a edição histórica de número 93. Programa cheio de atrações, todas devidamente anunciadas no início, junto com os contatos, e o querido BG do projeto Axial - Senóide. Sons e idéias que já passaram algumas vezes pelo programa, principalmente na conexão com Sandra Ximenez, há cerca de um ano por aqui.
A vibe já estava bueníssima, mas com bons sons, não teve como não melhorar bloco a bloco. Artistas voltados para canções ou experiências eletrônicas/acústicas, que possibilitam a possibilidade do vôo. Seja por inspiração de ficção científica, mantras digitais, ou qualquer outra vivência transcendental, começamos com as Good Trips:

Sistema Asimov de Som - Mar
Mantoeletro - Transpiração
Disco Alto - Circo 66
Liquidus Ambiento - H2O

Na volta, mantivemos a responsa de aumentar ainda mais o Astral Coletivo. Para isso, convocamos alguns projetos que tem esse lema como trabalho; os três primeiros, paulistanos, possuem ligação mais forte, transitam dentro de uma razoável cena, e dá pra se fazer a ponte entre o bom humor, a busca por parcerias e sonoridades interessantes dentro da babilônia polifônica. Já o último grupo, estava para rolar faz tempo pelo programa, mas foi necessário um resgate merecido (em nossa memória), já que estava para rolar aqui faz tempo...o grupo dos garotos (com média de idade de 10 anos) se apossam de um conjunto de latas, e "enquanto fingem que estão tocando, a platéia finge que está ouvindo"...dinâmica genial, letras e ritmos empolgadíssimos...sensacional, merecidas 2 músicas dos Cabinha (foto) por aqui. Ficou assim, então:

Berlam Belozo e a Banda Larga - Bichamarga
Trupe Chá de Boldo - Homem Bala
Geração SP - Geração SP
Os Cabinha - Banda de Lata
Os Cabinha - Tio Gordão

Bom, então era hora da atração especial. Transmissão Independente: Chimpanzé Clube Trio, a banda que foi a convidada de nossa edição instrumental junto com o Malditas Ovelhas!, desta vez com uma noite em São Carlos e outra em Araraquara. Sensacional...grooves bem funky, com pegada rock and roll, muitas levadas jazz, mas sem puderes a gêneros, estilos, etc. Na entrevista, falaram sobre tudo isso, além de divagar um pouco sobre o universo narrativo dos sons, e o universo símio que dá nome, sobrenome e apelido (Chimpa) ao projeto, processos de composição e atividades dos integrantes. Entre a troca de idéias e as risadas, transmitimos 5 sons, sendo 3 lançados no primeiro disco, 2 duas, que tiveram o gosto especial de serem gravadas pela primeira vez ao vivo nos estúdios da Rádio UFSCar.
Fotos: Rafael Rolim
mais em: http://picasaweb.google.com.br/massacoletiva


Chimpanzé Clube Trio - Gatunos da Noite
Chimpanzé Clube Trio - Tira Essa Pessoa da Minha Vida
Chimpanzé Clube Trio - Neander Town
Chimpanzé Clube Trio - Pula Sagui
Chimpanzé Clube Trio - Seu Cuca

O terço final do programa foi marcado pelas entrevistas por telefone com pessoas da cena. Primeiro, no Brado Retumbante, a conexão com Campo Grande (MS), com a Letícia Spíndola do Bigorna Produções. A iniciativa já junta 7 anos de experiência na área de produção cultural independente, tendo realizado no ano passado o Festival Fogo no Cerrado. Já flertavam faz tempo com o Circuito Fora do Eixo, mas agora passam a ser ponto integrado realmente dentro da rede. Ela nos falou um pouco das parcerias com a produtora audiovisual Vaca Azul, e principalmente com as bandas locais e como vêm acontecendo as atividades. O site deve entrar no ar em breve, mas por enquanto, vale a pena dar uma lida na Matéria que ela mesma escreveu no Portal Fora do Eixo.
Pra coroar a entrevista, alguns sons de Campo Grande, que se linkam com o projeto:

Facas Voadoras - Bruises In A Crunch Amp
Jennifer Magnética - On The Road
Noradrelina - Centro Da América
Dimitri Pellz - Lúcia Lambidinha

No Povo Heróico, foi a vez de falar com o Markão, um dos organizadores do VI Tendencies Rock Festival, que aconteceu no último final de semana em Palmas (TO). Festival grande e reconhecido, é filiado à ABRAFIN, tendo inclusive o show transmitido no web rádio de lá. A programação, além de contar com várias oficinas, palestras, workshops e exposições, contou com bandas de peso, nomes reconhecidos e alguns novos, além de muitos artistas da região. Foram estes que rolamos na sequência musical do bloco.

Boddah Diciro - Might Go Home
Mata Burro - Calango Sobrevivente
A Baba de Mum RA - Drink Com Tio Lú

E foi isso. No limite do tempo, com muita información...aqueles salves pra quem aguentou até o fim do ao vivo, nossos links na internet e o até a semana que vem.
Pra quem perdeu ou está afim de escutar, guardar, copiar, retransmitir, imitar ou qualquer outra coisa, temos a reprise na Rádio UFSCar no sabadão às 15h, no Rockalive na 4a às 20h e no Portal Fora do Eixo à partir de 5a. Ou então, BAIXE AQUI!!!

domingo, 26 de abril de 2009

Independência ou Marte prepara DVD Radiografia Vol.I

Como comemoração dos dois anos de atividades do programa de rádio, o Independência ou Marte compilou seu material audiovisual produzido, e irá lançar o DVD intiulado Radiografia Vol.1, com as atividades do projeto em 2007 e 2008.

O material tem como um dos principais objetivos a difusão das atividades realizadas, propagando o projeto através de seus preceitos, contextualizando sua origem e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Como idéias que ultrapassam as realizações, temos os princípios que nortearam a criação e desenvolvimento do projeto, que nasceu durante a implantação da Rádio UFSCar, efetivando com suas produções a democratização dos meios de comunicação, o incentivo à produção experimental e a diversidade da cultura brasileira.

foto: Daniela Teixeira

Os vídeos são realizados pelo projeto durante a produção de eventos especiais e registra a passagem de bandas que se apresentam na cidade e na rádio. Dentro desse contexto, nos últimos dois anos foram produzidos materiais diversos com foco nas performances de estúdio ou ainda no relato das atividades, sempre através de videoclipes documentais.

Assim como registra a história do programa, está intrínseca a relação com o nascimento e desenvolvimento da Rádio UFSCar, como por exemplo no vídeo da 1a Transmissão da emissora, na primeira gravação com Jimmy Luv & Família 7 Velas, e a primeira banda a tocar nos estúdios, o Projeto Nave. Além destes, fazem parte do conteúdo, diversos outros artistas de relevância da chamada “nova música brasileira”. Destaca-se por exemplo, a passagem da banda Mamelo Sound System:


Foto: Hendi Du Carmo


Este foi um momento de grande confluência entre a música e o momento de gravação, registrado em vídeo de alta definição, assim como a parceria no evento com o programa Ganja Groove, ou ainda a visita da banda pernambucana Júlia Says, que construiu um público na cidade após ter sua música veiculada na programação da rádio. Além disso, temos o vídeo da edição internacional da Festa, com a banda inglesa Black Mekon.

Esteticamente, cada video possui a especificidade de cada artista, música e situação. Os formatos propostos não procuram acompanhar nenhuma vertente plástica ou técnica, mas sim, criar uma linguagem autônoma. Assim, busca-se sempre experimentar as maneiras de encontrar o caminho próprio de cada contexto, registrando artisticamente estes momentos. A realização dos vídeos, na maioria das vezes, fica a cargo dos próprios coordenadores do projeto, o que contribui também para um resultado intimista e muito próximo dos músicos. Em algumas situações também, busca-se também a criação de micro-narrativas através das imagens e da música, construindo idéias de ficção a partir da realidade.


A marca do DVD, assim como a do projeto como um todo, é o compromisso com a cultura independente e a busca por seus significados. Ele possuirá cerca de 1h30 de material em vídeo e ainda conta com fotos e áudios que complementam a história, traçando uma linha do tempo visual e sonora, além de conter programas especiais na íntegra, somando um total com cerca de 10 horas de conteúdo.

Em fase de finalização, o projeto tende a optar pelo novo formato de SMDV, bem mais barato que as cópias comuns e tem previsto um lançamento em junho, mês de aniversário e época da edição de número 100 do programa Independência ou Marte.

Assim, neste momento, busca-se diversas formas de parcerias com as bandas e com outros meios para que se possam financiar as cópias a quem tiver interesse pelo preço de custo. Como plano de difusão, está prevista a distribuição para coletivos de cultura, cineclubes, a inscrição em festivais audiovisuais e musicais e a transmissão em televisões educativas.

Para uma prévia dos outros vídeos, acesse o Canal de Videos do projeto!!!


Jovem Palerosi

quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Festas - Edição Instrumental

É chegada a hora, mais uma vez, Independência ou Marte - A Festa, desta vez em duas edições, instrumentais (e animais). Conecte-se a este universo!!!

6a feira, 24 de Abril
Chimpanzé Clube Trio + Malditas Ovelhas! + Discotecagem Radiofônica
Armazém Bar, Rua 7 de setembro, 2109, Centro, São Carlos.
Entrada: R$ 8
Sábado, 25 de Abril
Chimpanzé Clube Trio + Malditas Ovelhas! + Discotecagem Radiofônica
CaiBar, Rua Carlos Gomes, 2994, Centro, Araraquara.
Entrada: R$ 5
Realização: Massa Coletiva, Armazém Bar, Caibar e Circuito Fora do Eixo

terça-feira, 21 de abril de 2009

Programa#92 - Abril Pro Rock. Araraquara, Instrumental Animal e Freak Aliens

Conectando-se ao vivo diretamente dos estúdios da Rádio UFSCar, mais uma edição inédita do programa. No BG, o EP recém-lançado do Farufyno - Olho Vivo. No comando, Felipe Silva e Jovem Palerosi, como de praxe. Anunciamos então como seria o formato do programa, com a 1a metade especial sobre o Festival Abril Pro Rock, um dos principais do país, na ativa desde o início dos anos 90. Apesar de ter se anunciado em uma versão mais enxuta, o evento contou com nomes de peso da cena nacional e internacional, e teve o Chevrolet Hall cheio nos dois dias, sendo transmitido para a Web Rádio da ABRAFIN. No primeiro dia, em função do show do Motorhead, o Palco 1 foi impedido de liberar o som, mas no dia seguinte, todos os shows foram propagados ao mundo. Infelizmente, desta vez não estivemos presentes, mas nesta edição do programa utilizamos os sons e entrevistas gravados ao vivo, intermediados pela equipe do Lumo Coletivo. Os blocos ficaram assim:

Entrevista com Bruno Nogueira - Rumos do Festival
Black Drawing Chalks - Play Hards Girl
Entrevista Douglas, baterista do Black Drawing Chalks
Decomposed God - Its Time to Kill The Bastard

Entrevista com Anderson Foca
The Keith - Rafinné
Jhonny Hooker e Candeias Rock City
Volver - Tão perto Tão Certo
Vivendo do Ócio

Vanguart - Robert
Móveis Coloniais de Acaju
Mundo Livre S/A - Ela é Indie
Marcelo Camelo - Janta
fotos: Beto Figuerôa

Na sequência, amarrando nossas vivências e tentando linkar com nossas futuras atividades, armamos um bloco de Araraquara, cidade vizinha, que regularmente está representada no programa. Mas à partir de contatos realizados na semana passada, e principalmente projetando A Festa que realizaremos no próximo sábado (25) por lá, juntamos alguns bons representantes da cena de lá; pessoas que se mesclam em projetos e produzem coisas interessantíssimas muitas vezes em casa mesmo. Ficou assim:

Trip Project - Winter Passing
Gandjah - Africa is Near
Radiola Dub - Age of Piece (com Honrato)
Renan Bamboo - Nega

Depois, para explicar melhor o que já havíamos iniciado, falamos da nossa próxima Festa. Instrumental Animal foi o nome do bloco, já que as atrações desta vez serão o Chimpanzé Clube Trio e o Malditas Ovelhas!. Amarramos o bloco com outras bandas desta mesma onda, que causa muita curiosidade pela quantidade de sonoridades e nomes que se interligam. Procurem outras bandas, daria para fazer vários outros blocos. Mas desta vez ficou assim:

Chimpanzé Clube Trio - Neander Town
Malditas Ovelhas! - Faca de Mater Cisne
Búfalo - Um Pouco de Cada
Burro Morto - Cabaret
* arte: Maithe C. Bertolini

Pra finalizar o programa, depois de nos despedirmos, relembrarmos das Festas e tudo mais, fizemos um bloco de Freak Aliens. Aqueles figuras experimentais que não colocam barreiras em suas criações.

Tuizim - Kant Nela
Walter Willy - Promessas Da Ciência
O Mundo Entre Aspas (foto) - Réquiem a Carneiro

E foi isso. Pra quem quiser pegar uma reprise, tem sábado às 15h na Rádio UFSCar, 4a às 20h no Rock Alive e o podcasting à partir de 5a feira no Portal Fora do Eixo. Ou, BAIXE AQUI!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Programa#91 - Transgredindo a Realidade, Invasão Pernambucana, Coletivo Mundo, Programa Bluga e Massaroca

13 de Abril de 2009, Aniversário de Felipe Silva e o Independência ou Marte se prepara mais uma ediçao Ao Vivo. Diversidade musical brasileira, calendário de shows locais, conexões telefônicas e participação nos estúdios impulsionaram a transmissão do programa#91. No BG, Retransformafrikando, o último disco de André Abujamra; o programa estava pronto para começar.
Sempre com sérias dúvidas sobre o que é "o real " foi separado um bloco de músicas que unidas por suas sonoridades, influências New Wave, experimentações e psicoelia. Os estilos das bandas e até letras apontavam direções para a audição e composição em uma Transgressão da Realidade. Destaque para o novo single da Stella Campos (foto) que há quase vinte anos prolifera a boa música brasileira, através de belíssimas composições e parcerias.

Stela Campos - Laura Te Espera Com Uma Arma Na Mão

Acessórios Essenciais -
Reviravolta

Samambaia Sound Club -
Trem Fantasma

Liquespace - Mulata em Chamas


Na sequência, aproveitando alguns lançamentos e o calendário cultural da cidade de São Carlos nessa semana - que terá shows de Otto e Eddie(quarta-feira às 21h e sábado às 15h no SESC São Carlos) - criou-se o ambiente para mais uma vez fazermos um bloco de Invasão Pernambucana. Aliado a isso, rolou um resgate bem bacana de faixas que fazem parte de trilhas sonoras de filmes da mesma rapaziada (amigos de buteco) e o lançamento do novo disco de Lula Queiroga. Balançamos assim:
Eddie - Bairro Novo/Casa Caiada
Eddie e Erasto vasconcelos - Jéssica

Otto - Canção da Despedida
Lula Queiroga - Tem Juízo Mas Não Usa

Do Mangue de volta aos estúdios era hora do quadro Brado Retumbante. Um rápido problema técnico não atrapalhou o clima positivo da conexão telefônica com Rayan Lins, diretamente de João Pessoa na Paraíba, divulgando e registrando as atividades do Coletivo Mundo. Na ativa desde 2008 o Mundo reuniu bandas e produtores que já atuavam na cena local, criou um estúdio de ensaios, realizou o Festival Nordeste Independente, assumiu a dianteira da discussão das Web TVs do Circuito Fora Do Eixo e irá inaugurar uma sede no dia 25 de abril, entre outras atividades. A conversa ainda relatou a passagem do Espaço Cubo pelo Nordeste formando coletivos e aumentando a integração dos que já existem para fortalecer o Circuito Fora Do Eixo por aqueles lados. Depois da conversa, como de costume ouvimos bandas da cena do entrevistado. Neste caso:

Nublado - Disfarce
Cerva Grátis - A Sofrida Peleja de um Ressacado
Os Reis da Cocada Preta -
Do Que é Feito Esse Amor
Sem Horas - O Tal


É sempre um enorme prazer realizar o Momento Região, abrindo espaço para os artistas e iniciativas de Sanca Vice e redondezas. Dessa vez o quadro colocou em prática o anseio do Independência ou Marte em debater e fomentar o chamado "mídialivrismo". Com as atuais tecnologias muitas pessoas tem a oportunidade de sistematizar as informações que acumula e passar a ser também um canal, um distribuidor que ao divulgar atividades de um meio - no nosso caso o musical - acaba também se alimentando com novas informações ao mesmo tempo que desenvolve o seu olhar crítico. Sendo assim recebemos Vanderlei um dos membros do Programa Bluga, projeto que se destinava as ondas radiofônicas mais que agora ja comemora um ano no ar, divulgando, cobrindo e criticando a movimentação musical independente na cidade de São Carlos. Depois de um fluído bate papo, ouvimos um bloco construído e apresentado pelo convidado em um ótimo exercício de desmistificação dos meios de comunicação.

DonaZica - Piano
Mentecapto - O Réquiem
Fóssil - Labirinto
Herod Layne - Sealand Fire


O Programa chegava ao fim mais era fundamental mandar os tradicionais Salves e Agradecimentos, re-lembrar a todos dos shows pernambucanos no SESC e divulgar com a devida calma a Festa Massaroca, mais uma realização da Massa Coletiva que irá levar para o mundo das festas de república um mini-festival de bandas com direito a atração internacional a banda norte-americana Ketman. Depois da despedida e salves, rolamos as bandas na sequência como irã se apresentar na balada...

Aeromoças e Tenistas Russas - Jacques Villeneuve Experience (Ao Vivo Rádio UFSCar)
Plano Próximo - Pior Que Porrada (Ao Vivo Rádio UFSCar) Ketman - Hideout from the Sun
Malditas Ovelhas! - Perseguida (Ao Vivo Rádio UFSCar)

Nôssa Senhôra.
Foi isso. Pra quem perdeu.... vamos lá:
Reprise na
Rádio UFSCar no sábado as 15h (horário de Brasília) e no Rockalive na quarta-feira às 20h. Podcasting no Portal Fora Do Eixo à partir de quinta-feira. Ou então BAIXE AQUI!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Programa#90 - Afrobatucadas, Ébanus, Indie Rrrock, Travolta Discos e Paisagens de Invenção

Conectando-se em 95,3 fm para São Carlos e região, além do www.radio.ufscar.br e do www.foradoeixo.org.br, ao vivo e inédito, a edição#90 do programa.
Devidamente introduzidos, atrações apresentados, demos a deixa para o BG, desta vez com o Coletivo Rádio Cipó - Formigando na Calçada do Brasil. Discão, muito bem produzido, diretamente de Belém, com muita experimentação, groove e resgate de música de regional em roupagem contemporânea.
Primeiro bloco, Afrobatucadas. Empolgado por alguns lançamentos de músicas que tinha como base elementos percussivos e ritmos descendentes da mãe África, juntamos alguns artistas para começar a brincadeira de forma leve, solta, livre e espontânea, assim como os ritmos e manifestações que influenciam estes trabalhos:

Comadre Fulozinha (Capa) - Falta de Sorte
Maracatu Vigna Vulgaris - Guaramiranga
DJ Tudo - Verdelinho das Alagoas
Jam da SIlva - Agô

Como anunciado no início do programa, receberíamos visita nos estúdios...mas para entrar com calma, e com os ajustes técnicos necessários para uma boa apresentação, decidimos rolar mais um bloco antes, novamente mais voltado para o Indie RRRock. Bandas de estilos diferentes, até difíceis de se classificar em relação a gênero, por terem influências distintas, propostas e camadas sonoras muito variadas, mas que conseguiram dialogar internamente dentro de um bloco. Do mais tranquilo/pop, ao mais sujo/rasgado/shoegazer, ficou assim:

Lafusa - Sépia
Boddah Diciro - Lady
Lab - Sex Machine
Wry - Disorder

Agora sim...microfones ajustados, bases devidamente importadas para o sistema tocar o som ao vivo do grupo Ébanus no nosso Momento Região. Rap do bom, são carlense, original. Os manos Newtinho, Black P e Cain chegaram com o sorriso estampado no rosto, prontos pra missão. Produções autênticas por eles mesmo, letras que falam positivamente do contexto que eles vêm, em 3 camadas diferentes que dialogavam de uma forma muito expressiva. Cada um com seu tom de voz, sua mensagem e sua visão, mas todos conectados por uma sinceridade contagiante. Os caras são formados em pedagogia, possuem um preocupação com formação dentro dos valores que acreditam, e estão dispostos a levar para a frente tudo o que andam sonhando, desde atividades relacionados ao movimento hip hop, até mesmo o lançamento de um álbum com suas músicas. Eles rolaram 4 músicas ao vivo, entre mensagens de celular e telefonemas recebidos por seus amigos ouvintes, e deixaram a noite ainda melhor, com o registro de um momento marcante para todo mundo. Para saber mais sobre eles, www.myspace.com/ebanus


Na volta, antes de mais uma participação, deste vez por telefone, rolamos uma música que estava no BG, para reorganizar a casa novamente:

Coletivo Rádio Cipó - Choque Elétrico Piau

Logo na sequência, soltamos então a vinheta do Brado Retumbante e conectamos com Clayton Sotte, da Travolta Discos, da capital paulista.
Como ele mesmo nos contou, seu envolvimento com a cena tem mais de 10 anos, principalmente como músico e depois como produtor, articulando diversos
artistas, seja realização de shows, festivais e também na lojinha que é sócio e fica na Galeria do Rock, no centro da cidade. Este espaço também foi relembrado como um importante aglutinador de pessoas com interesses e idéias em comum, o que para ele, por exemplo, sempre foi ótima ferramenta. O cara ainda nos falou um pouco mais sobre o casting, ou seja, a conexão/colaboração com as bandas, deixou seus contatos e apresentou os sons que ele escolheu para rolar no bloco:

Ludovic - Janeiro Continua Sendo o Pior dos Meses
Eu Serei a Hiena - Nheeegatu
Itsari - Cabeça de Bode Enterrada Embaixo do Obelisco
Fim do Silêncio - Quando Nada Vale Muito


Calma...ainda tinha mais...pra finalizar o programa tranquilo, com sons mais etéreos, desmanchando no ar, fizemos o Paisagens de Invenção/Solidão Bucolismo. Na verdade, foi um bloco menor que contemplou artistas e propostas que ainda não tinham passado por aqui, mas possuem um beleza bastante autêntica, com muita introspecção nos diversos aspectos da criação...destaques para instrumentos de corda, não convencionais, não linearidades e boas abstrações:

Fragile Arm (foto) - Orgy
Amnese - Zumbi II
Sertão Agrаrio & Gray Strawberries - Shhh

Bastante coisa, mas um final bem feliz, satisfeitos com mais um dia de transmissões, experiências e invenções neste momento único de toda 2a feira.
Aquela despedida da galera, agradecimentos, salves e finito.
Pra quem quiser, tem reprise sabadão às 15h (horário de Brasília) na Rádio UFSCar, na 4a feira no Rock Alive e o podcasting à partir de de 5a feira no Portal Fora do Eixo. Ou então, BAIXE AQUI!!