Da-lhe. Ao vivo na Rádio UFSCar e no Portal Fora do Eixo mais uma edição inédita. Com o cabeçário devidamente apresentado, fizemos aquele panorama por nossos outros meios virtuais, destaque o www.tecnologiademarte.blogspot.com , um novo portal nosso que agora foi inaugurado oficialmente, e na verdade, tem como foco compartilhamento ainda maior do conteúdo e das tecnologias de gestão do Independência ou Marte. Acessem, que lá possui nossa rede de contatos e resenhas na íntegra, entre outras coisas que irão surgir.
Mas, falando de som, começamos apresentando o BG, com Lavoura - Kosmophonia. Projeto de Nu-jazz nascido em Bauru, que já apareceu em outras ocasiões por aqui. Desta vez, tínhamos o SMD oficial na mão, com arte gráfica final e tudo mais...Era hora de apresentar o 1o bloco: vibes boas, quase acústicas, mas experimentais em apresentações, melodias, letras, em alguns casos, com muito bom humor, Mpbuenas:
Mas, falando de som, começamos apresentando o BG, com Lavoura - Kosmophonia. Projeto de Nu-jazz nascido em Bauru, que já apareceu em outras ocasiões por aqui. Desta vez, tínhamos o SMD oficial na mão, com arte gráfica final e tudo mais...Era hora de apresentar o 1o bloco: vibes boas, quase acústicas, mas experimentais em apresentações, melodias, letras, em alguns casos, com muito bom humor, Mpbuenas:
Graveola e o Lixo Polifônico - Benzinho
Duo Moviola - Mal de Percussion
Geraldo Maia e o Fio da Meada - Na Brisa
Mão de Oito - Fé
Dando sequência à saga de nossas pesquisas na diversidade da música brasileira (como sempre gostamos de explicar), montamos um bloco intitulado Liquidifica Brasil, sem uma temática explícita, com novidades e músicas já lançadas há algum tempo, mas que ainda não tinham aparecido por aqui. De Mpb contemporânea a experimental instrumental, passando por boas doses de pop eletrônico e bossa/jazz:
Alex Mono - Pernambuco Tramway’s Co.
Baobä Stereo Club - Santaolalla
Tijuquera - Camaleão
Dois em Um (foto) - Mais Uma Vez
O clima já estava bom, mas dava para melhorar...contemplando as pesquisas e conexões com o hip hop nacional, montamos o Rapositivibes. Como já citado em outros programas, existe uma boa tendência atual de melodias e líricas positivas, principalmente comentando sobre "o fazer", as referências, desafios e superações do estilo musical mais urbano. É importante deixar registrado aqui (e na verdade, em outros momentos do programa) a ligação do conteúdo do programa com a programação da Rádio, que também se recicla e traz novidades nos mais diversos gêneros. Tambem fica indicado o site http://rumptiago.blogspot.com, que possui muitas informações boas sobre produção musical e as referências do 1o artista do bloco, que ficou assim:
Rump - Tudo O Que Eu Preciso
Squat- Squat (com Xandão e Jimmy Luv)
Cabes Emcee - Decidi Fazer o Meu
DR Calligari - Querem Me Corromper
Desanuncia as músicas, solta a vinheta, Brado Retumbante. Do outro lado da linha telefônica, Anderson Foca, representando a produtora/selo/rockbar/estúdio DoSol, diretamente de Natal (RN). Com mais de 15 anos de experiência na música independente, o cara também toca, e foi à partir de seu amor pelo lance é que ele começou a montar cada uma das ações, que hoje também conta com um poodcasting semanal, um setor audiovisual muito interessante, e possui, como carro-chefe a nível nacional, o Festival Do Sol, que acontece em novembro. Idéias boas sobre a articulação da região, através do Nordeste Independente, e com os eventos integrados, como o que tinha rolado no último final de semana, e o que vai acontecer no próximo com o Festival Rock Potiguar...os caras, realmente estão fazendo bastante coisa. Pra finalizar em grande estilo, rolou uma apresentação e contextualização dos sons que foram veiculados na sequência:
Venice Under Water - New ID
Fewell - Air Flow Conditional
Distro - Gente Grande
The Sinks & Chuck Hipólito - Dont Wait For Me
Quarto final do programa. Momento Região, destacando projetos que estão na ativa por São Carlos e interior do estado. Desta vez, quem foi ao Estúdio do Ar foi El Jessica. Entrevista em inglês com tradução patifaria no início para quebrar a timidez do músico e introduzir ao ar britânico/moderninho que toma conta das músicas. Não confunda, os sons não são os últimos hits de Londres...foram gravados na casa mesmo de Gustavo Koshikumo, guitarrista também da banda Plano Próximo, aqui da cidade. Em português (quase normal) ele nos contou sobre a idéia do pseudônimo criado para traduzir seus anseios de eletrorock para pista, e começou a falar sobre a produção do EP, há quase 2 anos atrás. Pra não ficar só no bla-bla-bla, rolamos 2 sons antes de continuar:
El Jessica - Dance Like a Lover
El Jessica - Heyyy
Na volta, ele contou ainda mais sobre a produção destes materiais, que apesar de conterem timbres interessantíssimos, foram produzidos apenas com um violão, softwares de manipulação, produção e sequenciamento de sons. A voz, segundo ele, tava tão "tosca" que ele equlizou, jogou uns efeitos e conseguiu dar um ar "moderninho". A partir do conhecimento dele, como músico e produtor autônomo, a idéia principal no final foi instigar ainda mais as pessoas a produzirem desta maneira, em casa, low-fi, mas com sinceridade e dedicação. Já começa a virar marca do programa dar destaque para essas iniciativas, realmente elas representam uma visceralidade da música independente. Pra fechar o assunto e completar o EP, rolamos ainda:
El Jessica - What the Hell
El Jessica - Goodbye
El Jessica - The Girl Is Not Like That
E foi isso...se perdeu, tem a reprise no sábado na Rádio UFSCar às 15h, no Rockalive na 4a às 20h e o podcasting 5a feira no Fora do Eixo . Ou então, BAIXE AQUI!!!