quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Grito, transmissões e apresentações

Salve.
Primeiro, um pedido de desculpas; 2a feira, na estréia do Grito Rock de São Carlos, estava programado para ser transmitido ao vivo no horário de nosso programa, às 22h, mas tivemos problemas técnicos relacionados à estabilidade da internet/configurações do computador e infelizmente não conseguimos fazer o streaming do que acontecia no Armazém Bar para ser transmitido na Rádio UFSCar. Não foi por falta de tentativa, mas de qualquer forma, ficamos decepcionados por não poder veicular um programa inédito como havíamos preparado. Assim, nesta semana, foi reprisado o programa de semana passada, que era um aquecimento para o Grito.
Por outro lado, conseguimos transmitir o evento todo na 3a feira para a Webradio do Portal Fora do Eixo. Todos os shows, a discotecagem e apresentação puderam ser conferidas por pessoas de diversas regiões e por outros coletivos.
Toda a apresentação do evento - que ficou em função do DJ Youngman - foi um sucesso, com bastante músicas contemporâneas brasileiras permeando a transição dos shows das 15 bandas no dois dias. Os DJs M15 e Yasmina bombaram a pista, e o figuraça Finatti roubou a cena com sua apresentação freak de hits do rock.
E os shows, nem se fale. As bandas mostraram belíssimos desempenhos no palco, e o público teve uma receptividade maravilhosa a todos que se apresentaram. Evento realizado com sucesso, integrando as mais diversas pessoas de todas as idades, de verdade.
Em breve, colocamos impressões mais aprofundadas, mais fotos, videos, ainda haverá o documentário que foi gravado, e é claro que um programa especial na próxima segunda, com versões ao vivo do Grito, além de entrevistas e impressões nossas sobre o maior festival integrado que se tem notícia...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Programa#84 - Aeromoças, Gritos e Psycho Carnival

Sim. Agora transmitindo ao vivo também para o Portal Fora do Eixo (com um delay de 50 segundos), começa mais um programa inédito ao vivo.
Recheado de atrações, apertamos o passo desde o início pra caber todo mundo.Kibernetike Sound no BG, e da-lhe começar a falar sobre o Grito Rock, o maior festival integrado que se tem notícia.
Começamos pela edição sãocarlense, pra dar uma instigada na rapaziada a ficar por aqui pra festança do carnaval, ou ainda chamar outras pessoas a virem pra cá. Rolamos

Visitantes - Como Sempre
Violentures - Tomato Juice
Narcotic Love - Show Me Heaven
2 Coins and a Bombshell - It´s Real

Na sequência, fizemos um experimento radiofônico com a participação por telefone de 3 pessoas ao mesmo tempo. De Belo Horizonte, Lucas e Camila do Coletivo Pegada e de Sabará o Léo Santiago do Coletivo Fórceps falaram sobre as edições locais de seus Gritos e sobre a articulação que envolve o Circuito Mineiro de Música. Com alguns ruídos na comunicação, e um pequeno caos informacional, rolou a contextualização do que eles fizeram nas prévias para o Festival e como serão os dias de shows mesmo. Na sequência, alguns artistas que tocarão por lá:

Stereotaxico - Quase Conquistei o Mundo
Rocknova - Fingindo Alegria
4 - Tio Sun
Pelos de Cachorro - Bonjour Tristesse

Dando continuidade à diversidade dos Gritos do país, botamos na linha ao mesmo tempo o Pablo Kossa do Fósforo Cultural de Goiânia e Thiago, coletivo de um homem só, Groselha Fuzz.
Cada um divagou rapidamente sobre sua edição e o contexto em que acontece, sobre o Festival em si, e deixou os contatos pra quem quisesse saber mais. De som ficamos assim:

8 Bit Instrumental - Campionato Brasileiro 96
Madame Butterfly e o Burlesco - But A Sip Of Vodka
The Name - Assonance
Os Beagles - Fiquei Amigo de Raul Seixas

Ainda na onda pré-carnaval, no Povo Heróico a conexão por telefone continuou e falamos com Vlad Urban, que está organizando a 10a edição do Festival Psycho Carnival, voltado para ritmos insanos do rock também nos dias de folia. Apesar de alguns problemas técnicos, ele falou (ou tentou falar) sobre a origem do evento, as atrações e todo o crescimento que ele teve nos últimos tempos a partir de uma organização entre amigos. Também coroamos o bloco com algumas atrações de lá:

O Melda - A Marcha da Maconha
Los Primitivos - Roqueando Sin Tu Amor
Sick Sick Sinners - Nitrogirl

Mas a grande atração do dia, conforme estávamos anunciando desde o início era a Transmissão Independente com a banda Aeromoças e Tenistas Russas. Os camaradas que se apresentam também na edição local do Grito fizeram 4 sons ao vivo e trocaram uma idéia boa sobre o feedback neste pouco tempo de banda, com muitos shows, gravações recentes e uma quantidade boa de músicas autorais. Totalmente à vontade, entre amigos, a sonzeira rolou forte, fechando com classe um programa pra se guardar na memória.


Pra quem perdeu, tem reprise na Rádio UFSCar no sábado às 15h (horário de Brasília), na webrádio Rock Alive na 4a feira às 20h e à partir de 5a no Fora do Eixo. Ou ainda, BAIXE AQUI!!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Compilação 2007/2008

Revendo o passado, organizando o futuro. Revendo o futuro, organizando o passado.
O Independência ou Marte começa a saga de resgates de materiais antigos, que em breve estarão compilados em uma retrospectiva audiovisual com as atividades de 2007/2008. Para começar a dar um gostinho, aqui vai o video realizado no especial que fez parte de nosso 1o programa a ir ao ar, com Jimmy Luv & Família 7 Velas no ainda Independência ou Morte. Boa viagem:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Programa#83 - Especial Fórum Social Mundial e Belém (PA)

Primeiro ao vivo do ano. Sessão descarrego de uma vivência intensa de 2009, o Fórum Social Mundial; assim, o programa se tornou um prisma desse mergulho na capital do Pará. No BG, o cd do Floresta Sonora, projeto instrumental bueníssimo que trabalha coletivamente com outras bandas e principalmente com o estúdio no Casarão Cultural de mesmo nome (falamos mais sobre isso pra frente).
Pra começar a discussão, o foco inicial foi o Fórum Mundial de Mídia Livre, e toda a discussão sobre a autonomia na produção e independência dos veículos de comunicação que surgem naturalmente, como expressões da diversidade do país. Para iluminar um pouco, ouvimos sonoras de Jonas Valente (Observatório de Imprensa) e Sérgio Amadeu (Cásper Líbero) sobre o midialivrismo e as novas possibilidades de compartilhamento na informação, e de Célio Turino (Minc) e Renato Rovai (Revista Fórum) sobre o lançamento do Prêmio para Pontos de Mídias Digitais, uma iniciativa do Governo Federal de fomento às iniciativas que já trabalham na descentralização da informação. Momento histórico, que vamos acompanhamos de perto e se tudo der certo, participaremos intensamente.

Iniciando a vivência musical, fizemos um bloco com artistas mais antigos, um pouco da "raíz" da música paraense, Roots:

Entrevista D. Onete
Dona Onete - Cararaô (Tema do FSM 09)
Mestre Laurentino – Loirinha Americana
Raizes da Terra - Tem Carimbó na Praia
Metaleiras da Amazônia - Deixa Rolar (Ao Vivo na Gravação do DVD)

Na volta, tentei contextualizar um pouco contato dos artistas da nova geração com os considerados mestres, além de promover uma discussão sobre o passado e o presente da música e da cultura de acordo com a evolução destes protagonistas regionais. Melhor deixar pra eles mesmos falarem e mostrarem um pouco disso

Entrevista Pio Lobato (foto)
Mestre Vieira - Solo do Maracatu (Pio Lobato Remix)
Pio Lobato - Cultura do Pará
Entrevista Felix
La Pupuña - Asia Carrera
The Charque Side of the Moon – On the Run

Dando sequência à diversidade da cena e aos figuras que conheci, amarrando a conversa com o espaço que eles possuem, o Casarão Cultural, rolamos mais algumas sonzeiras:

Floresta Sonora - Futurando
MG Calibre - Diamante Negro (feat. Dona Anete )
Coletivo Radio Cipó – Loirinha Americana (Dub Mix)
(foto)

Pra trazer um pouco do movimento reggae que é fortíssimo na região Norte, evocamos algumas bandas que possuem esse foco, e com a entrevista, mostramos um pouco de outras atividades que rolam, como por exemplo o Casarão Live (cartaz), que eles realizam toda semana e o festival Pará Roots, que inclusive possui uma coletânea que foi disponibilizada gratuita para todos.Assim:

Sevilha - Me da Me da
Entrevista Juca Culatra
Juca Culatra e Power Trio - Verdade
Pro-efx & Rebal I - Despertamos Conexion (Remix)

Pra finalizar um pouco deste panorama sobre o Fórum Social Mundial e sobre o contexto musical de Belém, não tinha como não falar sobre as bandas punks que possuem bastante história e que foram muito prejudicadas pela organização do evento, que aliás teve muitos problemas, principalmente na realização dos shows e atividades culturais.

*foto pessoal com a manifestação contra a segregação dos participantes do Fórum e moradores da cidade
Entrevista Gerson Costa (Baby Loides)
Baby Loides - Garotos
Delinquentes - Ficção

Quem se interessar por mais relatos pessoais e informações sobre a passagem por Belém, tem mais no portal Overmundo:

http://www.overmundo.com.br/overblog/fsm-09belem
(e votem para ela ficar publicada)


Bueno, mas pra finalizar o programa, assim como anunciado, fizemos um bloco de bandas do Grito Rock São Carlos que possuem um foco no público teen:

Nota Promissória - Tô Ligada
Dellunes - Eu Não Acredito em Final Feliz
Venial - Surtar a Dor
Dysnomia - The Storm Arrival

Mais infos sobre o festival no www.massacoletiva.blogspot.com ou no www.gritorock.com.br

Se perdeu o programa, fique tranquilo, que ele tem reprise no sábado às 15h (de Brasília) na Rádio UFSCar, 4a feira às 20h no Rock Alive e à partir de 5a fica para podcasting no Portal Fora do Eixo ou BAIXE AQUI
inteh

Jovem Youngman Palerosi

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Programa#82 - O Recomeço da Saga da Informação

Salve Salve ...
Encerrada a Maratona Recordar é Viver o programa 82 foi o primeiro inédito do ano. Porém essa edição foi gravada já que Jovem Palerosi trabalhava na cobertura presencial do Fórum Social Mundial que promete ser a grande pauta do próximo programa, esse sim ao vivo no dia 08/02/08.
De qualquer forma o programa 82 marcou a estréia da nossa Plástica 2009 com novas vinhetas e principalmente as vinhetas para cada quadro.
Para começar a noite separamos novidades brasileiras, coisas do fim de 2008 e/ou começo de 2009, que se uniram em um bloco de músicas calmas, ritimos lentos para abrir a mente sem chacoalhar muito os corpos. Estiveram com a gente:
Little Joy (foto) - Evaporar
Júnio Barreto - A Quem Glória Possa Ser
Stella Campos - Life In Vain
Meia Dúzia de Três ou Quatro - Pausa Prum Café

Na volta desse bloco, o Rap Bateu Forte, e levamos as AR algumas novidades que já estam na programação da Rádio UFSCar. Lírica Positiva e bases bem elaboradas ao som de:

Homens do Pântano (foto) - Gravidade Zero
Vitor Pirralho e Unidade - Força e União
Renegado - Renegado
Projeto Manada - 4 Elefantes

*Banner do Grito Rock Tec - Clique para compartilhar Tecnologia do Maior Festival Integrado da América Latina

A nova vinheta chamou o quadro "Brado Retumbante" e a conexão telefônica se estabeleceu com a cidade de Cuiabá. Do outro lado da linha estava Ney Hugo, baixista do Macaco Bong, Editor do Portal Fora Do Eixo e agente da Frente de Comunicação do Espaço Cubo. O Nosso bate papo foi sobre o Grito Rock, o maior festival integrado da América Latina. Como o Projeto começou em Cuiabá, Ney nos contou um pouco da História do festival e divagamos também sobre a dimensão que deve atingir a Edição 2009 que já teve início com o Grito Rock Porto de Galinhas. A longa conversa foi dividia em duas partes e entre elas ouvimos o som de algumas bandas que se inscreveram para o Grito Rock São Carlos... Bastante coisa boa:

Bloco 1:
Alma Mater - Taken
Home Pie - Flying Machine
Delunes - Eu Não Acredito em Final Feliz
The Biggs - You Got Girl

Bloco 2:
Gigante Animal - Santa Paciência
Julia Car - Chuta Lata
Seychelles - Popero
Leme - Não Te Dou

Passada a euforia pré-carnavalesca fizemos o nosso já tradicional momento de retorno as raízes da musica independente brasileira, dessa vez viajando com os chamados Brazillian Nuggets, sonoridades psicodélicas e nomes obscuros que atravessaram o tempo e se tornaram raridades graças do universo dos disco de vinil. Preparem - se!!!

De Kalafe e a Turma (capa) - Guerra
Equipe Mercado - Marina Belair
Persona – Som
Damião Experiença – Que Dor Eu Sinto

E esse foi o nosso primeiro inédito do Ano. Críticas, sugestões e comentários sempre no independenciaoumarte@gmail.com. Pra quem perdeu, quer ouvir de novo, colocar no Mp3 Player ou coisa que o valha ai vão as opções:
Reprise sábado as 15:00 na Rádio UFSCar
Podcast a partir de Quinta no Portal Fora Do Eixo
Ou... Download.... Direto do Blog.... Aqui Mesmo!!!!

Felipe Silva