Na sequência, novamente veio um bloco do Hip Hop - Divagando Sobre o Underground.
Começamos com o Inquilinus, fazendo a mistura do rap com forró e outros ritmos regionais, mantendo o sotaque recifense no programa. Depois veio o Shawlin com o Quinto Andar, resgatando um dos projetos coletivos mais intrigantes do gênero, desta vez gravados em sampa no Caldeirão do Munhoz. Ainda rolou a conexão entre o sul e o nordeste na pareceria entre o paranaense Rapzodo com o paraibano Sacal e por último rolou a Filial, com um projeto que sai do underground e começa a dialogar com outros estilos da música mundial e a ganhar uma roupagem classuda, sendo inclusive masteriado em NY, pelo experiente Michel Fossenkemper.
Pra esquentar mais ainda para a festa de 6a, rolamos alguns amigos do Moog Man brasileiro, Astronauta Pinguim, que lançará seu novo disco por aqui.
Começamos com o Amigo Punk (e brega) Wander Wildner, fazendo releitura desta música do Graforréia Xilarmônica e que está no seu último disco, recém lançado. Não podia faltar o Júpiter, desta vez Maçã, outro, que como o primeiro amigo, já tiveram o rapaz como tecladista na banda.
Outro gaúcho no bloco foi Jimi Joe, vetereno do rock por lá, que teve seu último disco produzido pelo Astronauta , assim como o Daniel Belleza e seus Corações em Fúria.
Nesse momento, o som já começava a vazar do estúdio ao lado, porque estava na hora da já prenunciada Transmissão Independente - nome que caminha para se tornar oficial do quadro que traz uma banda ao vivo transmitindo nos nossos estúdios da Rádio UFSCar. Desta vez, os convidados foram o Jardim Cefálico, banda sãocarlense que está lançando seu primeiro EP Cosmotropoly neste sábado aqui no Sesc São Carlos. Quatro sonzeiras que caminham entre o hard rock e o progressivo dos 70', com bastante psicodelia e pegada forte dos rapazes, que estão em plena atividade também com outros projetos aqui na região.
Pra terminar, ainda trocamos uma boa idéia com o Causas Naturais, banda também de São Carlos, que abre a nossa 4a festa. Rolamos dois sons deles e mais dois sons do Pinguim para celebrar essa soma coletiva que está rolando e deve se intensificar ainda mais intensa da forma como tem rolado...
Eh isso...
Se perdeu, tem a reprise no sábado às 15h e dá pra escutar também no www.foradoeixo.org.br
nas fotos (e desenho): Buguingha Dub, Quinto Andar, Wander Wildner e Jardim Cefalico (by Dani Teixeira)