segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 - Recordar é Viver #1

Salve
2008 foi um ano histórico para o Independência ou Marte. Com a consolidação do nome interplanetário o programa se torna o caleidoscópio de nossas experiências no mundo da música. As conexões que antes eram feitas apenas pelo telefone se tornaram presenciais. A palavra Circuito foi vivida intensamente, com o Independência ou Marte marcando presença em diversos festivais: Calango, Jambolada, Pequi Rock, Goiânia Noise e é claro, no Contato.
O Independência ou Marte também passou a fazer parte da Agenda Cultural de São Carlos com as nossas festas que trouxeram bandas independentes de todo o Brasil para agitar a noite São Carlense e resultaram é claro em várias Transmissões Independentes pela Rádio UFSCar.

Sendo assim o último programa de 2008 e os primeiros de 2009 constituem a nossa série Recordar é viver!
Organizamos a retrospectiva priorizando os programas em que tivemos convidados nos estúdios da Rádio UFSCar, revivendo basicamente as "Transmissões Independentes" e o quadro "Passou Por Aqui".
O primeiro programa resgatou as conexões estabelecidas através das festas do programa e tivemos a oportunidade de escutar novamente os especias com algumas bandas que agitaram em 2008 não só a cidade de São Carlos mas também os estúdios da Rádio UFSCar:

Trilobit
A Banda de Londrina chegou a São Carlos traduzindo a temática da conexão intergaláctica. Especial Gravado com direito a figurino no estúdio em uma das entrevistas mais bem humoradas de todos os tempos. O Projeto da festa ainda engatinhava e um show curto porém explosivo inaugurou o nosso evento no Armazém Bar em São Carlos.

Julia Says
O Júlia Says foi "descoberto" por Jovem Palerosi em sua estadia no Carnaval de Recife. A Faixa Mohamed Sak Sak foi discotecada no Armazém Bar minutos antes da entrada do Trilobit no Palco e mostrou todo seu potencial de Hit. Em Abril a banda foi confirmada como atração de nossa festa. Pauliño e Diego não decepcionaram. O duo munido de Guitarra, Bateria, Voz , MicroKorg e Ipod fez o Armazém pegar fogo ao som de suas composições e de algumas versões de músicas da cena indepenpendente. A gravação do especial na Rádio UFSCar teve direito à uma histórica entrada ao vivo. Confira o video realizado na época:

Garotas Suecas
Muito antes de saírem como aposta da MTV os Garotas Suecas já estavam em São Carlos. A Festa foi boa e a Gravação do especial aconteceu em um clima de ressaca brava no sábado de Manhã. O vídeo de "Zumbi" mostra a passagem da rapaziada por aqui:

Mamelo Sound System + Elo da Corrente
A Festa de Outubro teve o orgulho e a honra de promover o retorno da entidade sônica para São Carlos, o Mamelo Sound System. O Grupo Dividiu a noite com o Elo Da Corrente, também de São Paulo, além do Ganja Groove e do Sub Loco Coletividade na festa mais lotada de todos os tempos, inaugurando nossa noite nos sábados de São Carlos. Especial Gravado junto com o Elo da Corrente com direito a Faixas de cada um dos grupos além das parcerias que ja haviam sido registrdas no vinil da weba Rádio Boomshot.

Esse é o início da nossa saga "Recordar é Viver". O Blog continuará sempre atualizado com o que for rolando em cada programa, semana que vem poderemos escutar os especias feitos em 2008 com as bandas que passaram por aqui no "Momento Região".

Pra quem quiser conferir mais materias audiovisuais passe no nosso perfil do Orkut ou no nosso Myspace.
Feliz ano novo a todos que nos acompanham!!!!
2009 promete !!!!!!!!!

Felipe Silva / Jovem Palerosi

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Programa#76 - Último Inédito do Ano

Vamos lá. 76a edição do programa, o último inédito do ano, ao vivo. Aproveitando a vibe do natal, colocamos uma disco Unreleased do Pan&Tone no BG. Quem nos acompanha, tá ligado nesse figura, adepto do circuiting bending e do código aberto na reapropriação de apralhos de baixa voltagem, que viram instrumentos. Pra iniciar com chave de ouro, o 1o bloco foi um preview de artistas que devem lançar belos discos no início de 2009:

Burro Morto - Indica
Eddie – Carnaval no Inferno
Retrofoguetes - Maldito Mambo
Racionais Mcs – Mulher Elétrica

Depois de prever um pouco do futuro, era hora de começa a recordar o passado. Semana passada fizemos um Top 10 aqui na rádio, e algumas de nossas escolhas individuais acabaram não entrando para a lista geral da emissora. Então, nada melhor do que contemplar esses artistas com 2 blocos, um de cada apresentador do programa. Começando pelo Jovem (foto), a escolha foi pelos novos caminhos da música popular, com a pesquisa de elementos eletrônicos e sonoridades mundiais, ao mesmo tempo em que se volta para alguns temas e ritmos regionais...ficou assim:

Axial – Filha da Palavra
3 na Massa – O Seu Lugar
Orquestra Contemporânea de Olinda – Saúde
DJ Dolores – Flying Horse

Já o Fi (foto) preferiu os artistas que de alguma forma se interligaram com o processo que ele viveu ao longo do ano, na extensão da manifestação artística e a soma de trabalho e relacionamento humano, seja ele real ou virtual. O playlist ficou ainda mais diversificado e pesado. Rolou

Buguinha Dub Vitrola Adubada – Liberate a Música da Cura
Kamau – Non Ducor Duco – Parte de Mim
Turbo Trio – Ela Ta Na Festa (Chernobyl RMX)
Macaco Bong – Fuck You Lady

Ainda tinha Brado Retumbante, em conexão por telefone com a cidade de Brasília para falar com Rodrigo Barata do Criolina, a Festa, que virou programa de rádio, tv, design de arte gráfica e uma coletânea que eles lançaram numa dessas andanças pela Europa. Ele contou pra gente como as coisas vieram acontecendo e se expandem nos dias de hoje, além de tudo que acreditam e estão planejando fazer...Pra coroar a rápida conversa, rolamos alguns sons que fazem parte da já citada coletânea, Globrazilian Groove:

Brasov – Gonzalito Airlines
Songoro Cosongo - Começa A Valer A Partir De Agora
Cacai Nunes – Gaúcho (Corta Jaca)
Dudu Maia – Didi e Gonzaga
Casa de Farinha - Fogueiral

Pra quem caiu no passo, ou remexeu no balanço dos grooves brazucas, deve ter tomado um susto com o final do programa. Preparamos um Natal Marciano, com ainda mais experiências sonoras que não constumam ser veiculadas em emissoras de rádio. Seres inventivos na construção e descontrução de sons, fazendo perder a referência e ressignigicar os sentidos, arrombando as portas da percepção.

Labirinto – Arcabuz
Matema - Dissssssssolvenossssssss
Space Invaders – Bararûra
Objeto Amarelo – Rodeio Medieval

E foi isso...acabou o ano. Semana que vem começa a nossa retrospectiva 2008, com o melhor de nossas Transmissões Independentes. Vamos respirar um pouco e voltar em 2009 ainda com mais power.
Se perdeu, tem a reprise no www.radio.ufscar.br no sabado às 15h de Brasília, o podcasting no Fora do Eixo, ou ainda a transmissão no portal www.rockalive.com.br ou BAIXE AQUI!!!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Independência ou Marte nos 4 anos do Groselha Fuzz

13/12. Sábado a noite. Estrada curta que já estamos quase acostumados, Ribeirão Preto. Fomos chamados para apresentar e tocar na celebração de 4 anos deste coletivo de um homem só, Tiago Fuzz. Na cidade ele é a referência nas baladas alternativas, principalmente articulando shows com bandas do circuito independente.Bom...não esperávamos que fôssemos tocar tanto no início da festa. Pensamos que todos estariam loucos para que os shows começassem logo, principalmente para chegar o show do Canastra, que era o foco da divulgação. Mas deu pra tocar alguns sons uma pouco mais experimentais por quase uma hora e meia. Youngman começa, arrisca algumas mixagens, e FioDiBack não se contém e junta forças para buscar alguns sons mais espacias quando estava para entrar a primeira banda...Labirinto é o nome, sugestivo para o efeito que o som causa em quem vê a apresentação. Na formação, chama atenção as 3 guitarras, violoncelo, e uma porrada de pedais de efeitos. Praticamente uma intervenção no começo da noite, paisagens quase abstratas e climas bem progressivos, bebendo forte na raiz do post-rock, ou seja, ainda longe de chegar no clima de baile que iria começar depois. Vale a pena a dica pra quem quiser sacar mais, www.myspace.com/labirinto.
No intervalo, pegamos um pouco mais pesado, pra galera que se acumulava na ambiente inferninho começar a soltar mais o corpo. Rock and roll independente contemporâneo.
Não muito tempo depois, surge a hora da banda Flag Pos, de Franca. Aposta "da casa", os moleques tiveram a galera na mão o tempo inteiro, mesmo começando e termin ando o show com o tema do Pulp Fiction (que incrivelmente, vimos ao vivo 4 vezes no mesmo dia). Mas rolaram várias próprias, e muita sonzeira em clima surf, com um power garageiro a mais.
Na volta, foi o momento mais quente. Mantendo a vibe da cerimônia, anunciando todas as atrações, introduzimos o público em mais uma experiência sensorial, discotecando nossos videos, com as versões da rapaziada tocando nas versões gravadas na Rádio UFSCar. Bombou. Daí na sequência, a vibe foi de artistas do Rio, mais dançantes, sarcásticos e alto astral, no clima da banda headliner. Não deu outra...o Canastra entrou tarde, mas tava todo mundo mais do que no espírito do som que eles fazem. Dançando, cantando, dando risada, etc...isso sem contar o número de fãs que tentavam tirar foto de Rodrigo Barba, que fora dos Los Herman os, e só por isso aglomerava ainda mais gente na frente do palco. Quase que não deixaram os caras sair do palco no final, gritaram o nome de todos os integrantes com o melhor do sotaque interiorano, e pluft, acabou...final da banda, final da festa...estávamos preparados para colocar mais som, mas já era tarde e acabou mesmo...
Bueno...satisfação total...mais uma vez ficamos felizes pelo convite e por ter participado de mais uma festa da música independente...

Youngman

fotos: Mateus Bagatini
(http://www.flickr.com/photos/abominavelzinedasneves/)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Programa#75 - Carimbó, Ritmos da Juventude, Espacialidades e Omelete Marginal

Desembarcando em mais um programa de número quase redondo...trazendo mais información diversificade sobre a música independente nacional, eh nois.
Conseguimos achar um "clássico" que não tinha sido bg ainda e usufruímos do Punx de Guizado como caminha musical pelas 2 horas.
Pra começar então, um bloco que mesclou referências pop, com o rock underground, e por que não, com a bossa nova e o brega. Indie Pop:

Luisa Mandou um Beijo - Mar Sem Sal
Beto Só – Me Faz Feliz
Pélico - O Ultimo Dia De Um Homem Sem Juizo
Nervoso – Já Desmanchei Minha Relação (Flu Country Remix)

pra quem curtiu o Pélico, imperdível


Voltando em busca de animar um pouco mais a noite de 2a de quem escutava ao vivo, preparamos um bloco em homenagem a um disco duplo que fora lançado neste 2o semestre, mas que ainda não havíamos mergulhado de cabeça. Foi o que fizemos; disco da semana na rádio, resenha (no www.radio.ufscar.br) e um bloco com 4 músicas entre orginais e remixes do Mestres da Guitarrada:Música Magneta. Carimbó do bão, pra dançar agarradinho, e depois fritar um pouquinho com a manipulação dos caras que estavam junto no processo. Ai ai ai:

Mestre Aldo Sena e Vieira - Levada da Amazônia
DJ Dolores - Levada da Amazonia (Remix)
Mestre Curica – Carimbó pra Maria
DJ Lucio K - Carimbo Pra Maria (Remix)

Na verdade, de certa forma o carimbó instrumental se assemelha ao rockabilly e o surf, então decidimos rolar já na sequência o Povo Heróico, desta vez dedicado ao 2a edição do Be Bop a Lula Music Festival, que rolou de graça no final de semana aqui no Sesc São Carlos, organizado pelos rapazes do The Dead Rocks.
Sonoras e entrevistas com os protagonistas das tardes/noites, entre novos artistas que preservam as raízes da música da "juventude", e alguns gurus destes gêneros. Falamos um pouco sobre cada show, o que mais nos marcou e pra coroar, é claro rolamos os sons:

The Dead Rocks – Um Broto Apaixonante
Canastra – entrevista + Miss Simpatia
Crazy Legs - entrevista + Picture In My Wallet
The Jordans – entrevista + Buda

Io. Demais. Sensacional. Fôlego recuperado, hora de ligação. Conectamos diretamente com Vitória (ES) para falar diretamente com Fred Entrimger, idealizador do portal Intervenções Urbanas, uma grande referência e pólo aglutinador da cultura capixaba. Um dos braços da iniciativa é a revista e agora festival Omelete Marginal (nomaço!!!). Reunindo naturalmente artistas do estado de diversos gêneros, eles fizeram uma bela festança no último final de semana e estão mais do que no caminho certo para a articulação com a Abrafin e outras iniciativas agregadoras. Na correria do festival ele deve ter esquecido de carregar o celular e a bateria caiu no final da entrevista, quando ele falava sobre as bandas...mas não teve erro, rolamos a rapaziada de lá que tocou:

Sol na Garganta do Futuro – Rap-me
Adikto – Desabafo de um Mc
Mickey Gang – Thunderwave
ZéMaria - Kao OK (Hot Tape Edit)

Bueno, ainda tinha mais tempo pra quem tava na vibe. Pra finalizar mais espacial, experimental, compilamos um bloco de Post Rock, influenciados também pelo contato com os sons no último final de semana e a descoberta do portal www.sinewave.com.br, que compila vários artistas nessa onda. Infelizmente não rolou de colocar o som do Labirinto, que tínhamos assistido em Ribeirão, mas já ficou prometido para semana que vem...
Flutuamos com os sons:

Alma Mater - Intrapanic I

Blanche - Um Palhaço no Campo de Concentração

Hoping to Colide With - The Last Straw

Foi isso. Salves, vômito de informações propositalmente bagunçadas e acabou.
Quem perdeu, escute a reprise no sábado às 15h (horário de Brasília) no www.radio.ufscar.br ou então na 4a feira no www.portalforadoeixo.org.br ou ainda no www.rockalive.com.br
Pra quem quer mais boiada ainda, BAIXE AQUI
falow

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Programa#74 - Paraná, Boomshot, Raízes

Salve. Programa 74 desembarcando ao vivo, mais una vez.
Alternando entre os 2 eps do Gigante Animal no bg, começamos a destilar os sons preparados pra rapaziada. O primeiro bloco foi dedicado à Invasão Curitibana, que vem rolando nas últimas semanas. Mídias especializadas têm publicado resenhas, entrevistas, bandas estão lançando discos, turnês estão sendo armadas...tudo isso contempla uma certa cena paranaense, que ao que tudo indica começa a se fortalecer e mostrar um belo desenvolvimento artístico, dentro de suas semelhanças e diferenças. Para contemplar esse contexto, escutamos:

Je Rêve de Toi – Decoração
Stella Viva - Vai Vai
Copacabana Club – It's Us
Delta Cockers - O Começo da Paisagem

Na sequência já era hora de emendar um quadro que anunciamos no começo do programa: Brado Retumbante comemorando os 5 anos da Webrádio Boomshot, talvez a principal rádio do país especializada em hip hop. Estivemos no evento no Beco da Vila (Madalena) em Sampa, gravamos umas idéias com o Akin, Kamal e o Emicida, que estavam por lá, mas o Zeca MCA, que foi quem iniciou a idéia toda entrou ao vivo com a gente pelo telefone. Boas idéias sobre se ter um veículo de comunicação alternativo, as experiências de gravação, compilação e os eventos à partir disso, culminando na bela festa que rolou no domingo 06/06. No final, para coroar, tocamos versões gravadas na webrádio da rapaziada que tocou por lá:

Elo da Corrente – Elo da Corrente
Mamelo Sound System – Primitivo do Futuro
Akin – sonora + Simplesmente te Observo
Kamal + Emicida – sonora + Freestyles na Boomshot

Da conexão da capital paulista, emendamos o Povo Heróico com o Otto Ramos do Coletivo Palafita de Macapá (AP), que foi um dos responsáveis pela realização do 1o Festival Quebramar. Tínhamos conhecido a rapaziada no Congresso Fora do Eixo em Cuiabá, e a idéia que trocamos no ar foi sobre os reflexos dessas experiências no circuito, e como o o coletivo vem atuando até chegar neste festival. Ele nos deu algumas impressões desta 1a edição, principalmente refletindo sobre o impasse com a Universidade Federal de lá...mais uma vez, infelizmente a instituição não cumpriu com o combinado, não deu o apoio necessário, mas mesmo assim o pessoal resistiu e fez o festival acontecer intenso. Ilustrando a raça e o contexto da galera que anda fazendo a diferença no norte desse nosso Brasilsão, rolamos algumas bandas de lá:

Mini Box Lunar – A Boca
Samsara Maya – Eclipse Lunar
Stereovitrola - Benjamin

Aidna tinha muito mais. Era hora de aumentar o astral com o Rock Fanfarrão. Coincidentemente, as bandas também vinham do Paraná, mas desta vez possuíam um proposta um pouco mais irreverente, sarcástica e descompromissada. Não por isso deixam de manter a atitude e fazer um som massa. Rolamos:

Roque Navajo – Cão de Pouca Raça
Nevilton – Ballet da Vida Irônica
Superlego – Me Espere, Menino Lobo
A VI Geração da Família Palin do Norte da Turquia – A Bhurka

Pro finzinho do programa, decidimos fazer algo mais conceitual novamente...cavocando na história, fomos achando o que algumas pessoas chamam de Brazilian Nuggets, ou seja, os precursores de um rock psicodélico/experimental, e nós trouxemos algumas das primeiras experiências na música independente justamente para começar um questionamento de qual é o 1o disco realizado desta maneiro no país...muitos dizem que foi o Feito em Casa de Antônio Adolfo, o próprio diz que foi o Racional de Tim Maia, e outros dizem que foi Paêbiru, a parceria entre Lula Cortês e Zé Ramalho, nos anos 70. Este último colaborava com outros artistas também como é o caso de Hugo Filho, que vem na sequência, e ainda colocamos o lendário Leno, (sem Lillian), em um disco que gravou em 71, mas lançou independente só em 95. Reflita:

Lula Cortês e Zé Ramalho - Maracas de Fogo
Lula Cortês e Zé Ramalho - Raga dos Raios
Hugo Filho – Arcozelo
Leno - Johnny Mccartney

E foi só. Relembramos ainda do Festival Be Bop a Lula que acontece no próximo fds em São Carlos e do aniversário do Groselha Fuzz, que iremos apresentar e discotecar, além de dar os salvez tradicionais, etc, etc...
Quem perdeu, se liga na reprise no sábado, às 15h no www.radio.ufscar.br, ou à partir de 4a feira no www.foradoeixo.org.br e no rockalive.com.br. Ou então, minha gente, Baixe Aqui

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Programa#73 - Cobertura XIV Goiânia Noise

Salve, salve...dando sequência à cobertura dos festivais independentes do país, o Independência ou Marte desembarcou em Goiânia, de 21 a 23 de novembro. O programa foi dedicado ao que chamamos de cobertura sensorial, tentando, nas 2 horas de programa fazer um panorama do que aconteceu por lá, inclusive com alguns sons ao vivo, traduzindo um pouco daquele universo para nossos ouvintes. Segue abaixo o tracklist do programa:

Soft Noise
Instituto – Quer Queira Quer Não Queira (Ao Vivo Goiânia Noise)
Canastra – Motivo Chacota
Frank Jorge - Concurso Literário (Estória De Amor Na Primavera) - (Ao Vivo Goiânia Noise)
The Dead Rocks – Tiki Twist (Ao Vivo Goiânia Noise)

Intercâmbios Musicais
Black Moutain - Stormy High (Ao Vivo)
Black Mekon - Jonny Diamonds Pink Flamingo Club
Black Lips - Katrina
Lucy and the Popsonics – sonora + Empacotei Meu Coração

Goiânia Rock City
Mechanics – Here Come Sickness
MQN – Buzz In My Head
Bang Bang Babies - Love and bullets
Black Drawning Chalks - A Place To Hide This Gold

Dedo na Ferida
Ambervisions – Trecho do Show (Ao Vivo Goiânia Noise)
Gangrena Gasosa – sonora + Terreiro do Desmanche
Inocentes – Não Há Nada de Novo no Front (Ao Vivo Goiânia Noise)

Experimentos
Vida Seca – sonora+ Ervas Finas
Loop B – sonora + Trecho do Show (Ao Vivo Goiânia Noise)
Demosonic - Oh Baby

Se perdeu: reprise na Rádio UFSCar no sábado às 15h ou à partir de 4a no www.foradoeixo.org.br e no rockalive.com.br
ou faça o DOWNLOAD AQUI

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Programa#72 - O Retorno à "Muita Informação"

Mais uma semana se passou e o programa retorna ao seu formato original: blocos musicais, entrevistas e mais uma Transmissão Independente, desta vez com a banda sãocarlense Plano Próximo....mas comecemos do começo:Jovem Palerosi tinha ido cobrir o Goiânia Noise e a princípio não estaria presente... No BG Fanfarra Paradiso, e Felipe Silva pronto para anunciar o primeiro bloco de músicas: Experimentos Femininos. Belas vozes, criatividade e originalidade... foi uma delícia:

Tulipa Ruiz – Quando eu Achar

Karinha Buhr – O Pé

Iara Rennó - Macunaíma

Thaiz Gulin - Piano (Ofidico Fatidico)

Na continuidade foi a hora do nosso quadro Passou por Aqui. Mais uma vez aproveitando a parceria com a Amplitude registramos a conversa com os sorocabanos do The Name que passaram por aqui junto com o Macaco Bong no dia 12 de novembro. Bate-papo descontraído, coroado peas músicas:

The Name - I Wish / Come Out Tonite / Older

Enquanto rolava a última música do The Name, o sr. Jovem Palerosi desembarcou de Goiânia a tempo de apresentar o Bradoooooooo Retumbanteeeeeeeeeeeeeee. Entrevista com Gabriel Cardoso do Lumo Coletivo conectando-se diretamente de Recife (PE). Cena local, história do surgimento, relação com as bandas e quatro sons para coroar:

Pe Preto – Lisboa de Castro, o Tabelião

Nuda – Fato: Mamado Vado

A Comuna – O Liame

Terra Papagali – Som e Sol (feat Isaar)

Com muito orgulho e satisfação partimos para mais uma Transmissão Independente. Recebemos a parceira Plano Próximo nos estúdios e misturamos a entrevista foi feita ao vvo e as música que foram gravadas na Rádio, no último sábado. A conversa ficou em torno da história da banda, trajetória sônica e planos pro futuro. É claro que todos os ouvintes foram convidados para o show de lançamento do CD Wasabi que acontece no dia 27/11 no Armazém Bar. O evento ainda contará com a banda norte-americana Calumet-Hecla fazendo a abertura. Além do Bate Papo ouvimos as Músicas:

Plano Próximo - Nada de Mais / Ou Não / Eu Só Queria Conhecer Seu Cachorro / Doce Vida / Pior que Porrada

O último bloco do programa foi dedicado mais uma vez aos remixes, dando aquele último incentivo à participação no concurso Recombinasom (www.ovemixter.com.br/recombina). Ouvimos:

Cabruêra - Pisei na pedra (Chico Correa Remix) Academia da Berlinda - Academia da Berlinda (Remix) Mamelo Sound System – Amor em Tempos de Guerra (Hurtmold Remix)

Zafrica Brazil – Reparação (RMX)

Pra fechar, a agenda recheada de São Carlos Maluco: -Palquinho Maluco com Boonie Prince Billy - 26/11 - -Lançamento do CD Wasabi com a Banda Plano Próximo + Calumet Hecla no Armazém Bar - 27/11 - -Independenciaoumarte e PP em UberlânJAH dia 28/11 -FAIS na USP – Lavoura + Malditas- 29/11

Pra quem perdeu, reprise na Radio UFSCar no sábado às 15:00, no Portal Fora do Eixo e no Rock Alive na quarta-feira, ou então BAIXE AQUI

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Programa#71 - Mixtape Independente Vol.2

Embalado pela primeira edição internacional da sua Festa!, o Independência ou Marte desta semana trouxe os programadores transmutados em seus personagens, DJs FioDiBack & Youngman, propagando sua Discotacagem Radiofônica.
Assim como nas edições da Festa! surgida São Carlos, e em expansão por outras cidades do país, eles juntam forças, e através de 2 cdjs, mixer, e mesa cheia de efeito nas vozes, propagam o melhor de suas pesquisas sobre a cena independente nacional.
A única regra é não existir fronteira musical, e pelas 2 horas deste programa, os ouvintes puderam passear por diversos estilos e vertentes contemporâneas da boa música que não se encontra em outros meios de comunicação e em nenhuma outra pista.

BAIXE AQUI!!!MIXTAPE VOL.2 - TRACKLIST
1 - Anvil FX - Track 01
2 - Edgard Scandurra (aka Benzina) - After Silence
3 - Cidade de Deus Soundtrack - Convite Para Vida (Domestic House Edit)
4 - Chambaril - Setembro
5 - Mau Sacht - H.A.L
6 - Zé Maria - Jardim Camburi
7 - Stereotron - N03
8 - Bo$$ in Drama - Favorite Song
9 - Sonido Sintético - A Bifurcação da Dobra Quântica
10 - Retrieger - Mean a Swing
11- Neguedmundo - O Samba (Sambar Sambei)
12 - China - Jardim de Inverno
13 - Arthur Joly - Silêncio
14 - Wado - Reforma Agrária do Ar
15 - João Brasil - Baranga
16 - Turbo Trio - Ela Tá na Festa (Chernobyl Remix)
17 - DJ Djolores - Trancelim de Marfim
18 - André Abujamra e Xis - Nóis é Sampli
19 - Mamelo Sound System - Minha Mãe Diz
20 - Zero16 - Hip Hop na Medida
21- Renegado - Meu Canto
22 - Nereu - Ela Merece um Samba
23 - Marku Ribas - Tira Teima
24 - Pra Mateuz Poder Dançar - Ô Rilheta
25 - Kiko Dinucci e Bando AfroMacarrônico - Rainha das Cabeças
26 - Eddie - Maranguape
27 - Sonic Jr - Suíte 909
28 - Chico Correa & The Eletronic Band - Eu Pisei na Pedra
29 - NASA - Soul Bossa Baile
30 - Orquestra Contemporânea de Olinda - Joga do Peito
31 - Móveis Coloniais de Acaju - Sem Palavras
32 - Curumin - Japan Pop Show
33 - Linha Dura - Só a Capa da Gaita
BAIXE AQUI!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Independence or Mars The Party - The International Edition

Noite especial. Mais uma Festa do Independência ou Marte, desta vez, em edição internacional. Um marco nessa processo cultural/musical que a cidade vive, cada vez mais unida e intensificada, agora sob os laços da Massa Coletiva, um núcleo cooperativo que articula projetos e pessoas da cidade, em busca de ideiais coletivos na produção artística.Centro de São Carlos, Armazém Bar. Do lado de fora, com o céu à vista para todos, em uma noite refrescante começa com tudo redondinho, as pessoas em alto astral, banquinha de cds montada, luz de sirene rolando e o palco montado pelo mestre Julinho Árabe. O sr. FioDiBack é quem começa, discotecando alguns rocks, além de bons sons para já quisesse dançarem na pista. Logo, Youngman se junta e começa a sujar um pouco mais s músicas, com sons independentes nacionais com bastante distorção, noise, e pegada forte, assim como os shows que viriam na seqüência. Um bom esquenta pra um público que ainda estava chegando, mas que já se envolvia com este universo. Não demorou muito para que fosse dada a largada do Duelo de Monobandas. O experiente Uncle Bucher and His One Man Band contra o jovem Fabulous Go Go Boy from Alabama, ou se preferirem, Marco e Luiz. Dois figuras muito massa, que, cansados de não fazerem amigos como monobandas, inventaram esse esquema para abrir o show dos gringos na turnê. Acordes certeiros, gritaria em inglês, algumas placas de trânsito sendo batucadas, muita cerveja e uma palheta perdida, em um versus que, de treta não tem nada. Ao longo dos pouco mais de 30 minutos de show, eles tocaram sons próprios e algumas coisas que inventaram na hora, e enquanto é vez de um, o outro já dava uma palinha, seja com a guitarra, cantarolando um pedaço, ou simplesmente seguindo o ritmo no chimbal. Já a música final foi tocada junta mesmo, com os dois muito sincronizados em suas vocalizações primitivas e no ritmo instintivo.
Pouco tempo sobrou entre o primeiro show e a atração principal. O Armaźem já estava fervendo, ainda deu pra rolar mais alguns sons, mas logo chegou a hora; o apito agudo do pedal fuzz no talo anuncia que os mascarados do Black Mekon se preparavam para entrar...vinheta, pilha na galera, valendo!
O show dos caras vai muito além de qualquer percepção sobre o que veio antes ou depois daquele momento. A sincronia deles é visceral, está na natureza insana de seres humanos, que na verdade são bem humildes e sinceros, mas que se transmutam em animais misteriosos, insanos e inconsequentes no palco. Vestidos de ternos e com uma faixa negra que cobrem seus rostos, eles viram personagens de suas loucuras sem economizar na energia em nenhum segundo da apresentação. A estrutura da casa praticamente tremeu e teve gente que achava que iria ficar surda com um som tão alto e pesado. A bateria possui suas peças microfonadas, é jogada em um mixer, que por sua vez passa por um pedal de distorção, deixando um peso absurdo a cada ataque e as duas guitarras são tão gritantes, que fazem esquecer que não possui baixo na formação deles. A cada início ou final de música, muito ruído, microfonia, e tudo mais. Mas os momentos mais intensos mesmo são quando o vocalista deixa de lado seu instrumento e se dedica apenas à cantar da forma mais intensa, como quando ele desceu pra junto da galera, ajoelhou e encontrou um berro ainda mais profundo em seu ser. No fim, é claro que a rapaziada pediu “one more” e eles voltaram. Perguntaram se preferiam algo mais lento ou rápido e mais porrada veio pela frente, pra sugar o resto de energia de quem ainda estava na brincadeira. Sem dúvida, um dos melhores shows que tivemos esse ano, coroado ainda pelo comentário deles, deste ter sido o melhor show até então na turnê no Brasil. Bueno, mas a festa ainda não acabou assim não. Como se sabe, os DJs são seres aficcionados por música, e ainda tocaram muito tempo para uma galera que ficou para conferir o que eles têm naquele case recheado de artistas que não tem encontrado espaço nas mídias e nem nas pistas. Mais uma vez, parabéns a todos que tramparam, que compareceram e mantiveram a vibe cósmica.
"You know guys, it's us"

Jovem

fotos: Rafael Rolim

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Programa# 70 - Remixes, Rap, Crazy Rrrock, Macacos e Grito Sanca Vice

HaHa...após uma breve pausa com o feriado São Carlense na última semana, Independência ou Marte de Volta ao ar no tradicional formato Ao Vivo. Pra animar ainda mais chegamos a mais uma edição redonda,número 70 !!!! No BG os parceiros do Macaco Bong, original de Artista Igual Pedreiro no tocador de CD, esquentando o clima para a noite de quarta-feira quando o Macaco Bong irá se apresentar no Palquinho da UFSCar ao lado da banda sorocabana The Name. O evento será mais um fruto da cada vez mais sólida parceria com a Amplitude que segue desbravando o inteiror paulista com bandas independentes. Ainda no cabeçalho recheado de informações, não poderíamos deixar de divulgar que mais uma vez é chegada a hora...Independência ou Marte A Festa! em Edição Internacional, trazendo pra São Carlos os ingleses mascarados do Black Mekon. Ufa...vamos ao programa.
No primeiro bloco mantivemos o compromisso com a divulgação do Recombinasom, o concurso de remixes que a Rádio UFSCar e o Festival Contato estão produzindo em parceria com o site Overmundo. Para acessar o conteúdo de áudio e criar o seu remix basta entrar na página www.overmundo.com.br/overmixter/recombina
Para o bloco, colocamos montamos uma sequência com os remixes vencedores do concurso Brasam, promovido em 2007 em parceria do Creative Commons do Brasil e da África do Sul...escutamos:

Lucio K - Tudo Vem da África
Flu - Carnaval na África
Rostro - Noite de Carnaval
Nervoso - Sozinho no Rio

De volta, com a mente aberta pelas recombinações, era hora de apresentar a um bloco que volta e meia está presente no Independência ou Marte, Rap Nacional: A Vida na Rima. Há algum tempo que nossas pesqeuisa nos estavam levando a grupos do chamado cenário underground, mas de lírica positiva e reflexica. Alguns grupos dessa semana ainda se enquadravam nesse movimento, mas abrimos espaço também para alguns sons da escola Gangsta.... foi assim:

Lindomar 3L – De Minas Para o Mundo
3 Um Só - A Quebrada é o Frevo
Mano Robson – Nascido Pra Guerra
A-286 – Prepare as Algemas (feat Dundun Facção Central)


Ainda com as pancadas batendo nas caixas de som, colocamos o telefone e a placa híbrida pra funcionar. Gelo quebrado, conexão estabelecida e mais um Brado Retumbanteeeeeeeeeeee.
Diretamente de Sorocaba, interior paulista, voz de Dôugras Crrrazy Rrrock, representando a Produtora e Web Rádio Rock Alive.
A iniciativa é bem nova, mas já surge com importantes links no Circuito Fora do Eixo, tendo orgaizado o Grito Rock desse ano por lá, além de manter parcerias co
m alguns programas e coletivos. Inclusive, o Independência ou Marte está sendo transmitido por lá todas as quartas. Depois do bate papo estimulante sobre a história do projeto e as particularidades da cena sorocabana é claro que fizemos um bloco com bandas de la para coroar a conversa.

The Biggs - That's Enough
Rumen - Realidade Virtual
Inventiva – Papa


De volta do Brado...conexão instantânea com o quadro Povo Heróico e levamos
ao Ar o resultado de nossa cobertura presencial no II Festival de Bandas do CAASO (centro acadêmico da USP aqui de Sanca Vice). Além de entrevistas com as bandas finalistas também ouvimos versões exclusivas gravadas pelo Grupo de Som do Caaso durante os shows das bandas.... Resumindo:

Red Light Street – sonora + The Hate in Me
Stranhus Azuis – sonora + Deixa Pra Lá
Mothercow – Shotgun Bullets


Pra quem achou que mais um fim corriqueiro de programa se aproximava, tivemos uma grande surpresa. Além da produtora e parceira Sarah Mascarenhas, divulgamos as inscrições para o Grito Rock 09 com a companhia da rapaziada do Macaco Bong no estúdio. Isso mesmo Kayapy, Ney e Inayã anteciparam a chegada para o show que farão na Quarta-Feira e vieram para cá participar do programa. O último bloco de músicas teve a missão de esquentar pro Grito Rock (tocando a atração da edição deste ano) e ainda divulgar a nossa semana maluca de eventos. Saiu assim:

Charme Chulo - Amor de Buteco (Ao Vivo na Garagem que Grava)
The Fabulous Go Go Boy From Alabama – Man From Mars
Uncle Butcher and His One Man Band - No Judge, No Trial
The Name - Older

Ufa.... Quanta informação hein amigos...Sexta Feira então tem festa e semana que vem tem mais programa é claro.

Pra quem perdeu:
Reprise na Rádio UFSCar no sabadão às 15h!!!
Podcast no www.foradoeixo.org.br a partir de quarta-feira!!!
Na rádio Rock Alive também na quarta, às 20h!
E é claro, DOWNLOAD AQUI!!!
Eh nois

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Programa#69 - DJ Hum, Festival de Bandas do CAASO + Diversidade Viva

Salve, salve. Chegando aos setentinha, mais um programa inédito, desta vez gravado, já que 2a feira, dia 03/11 foi feriado em São Carlos. Mas nada que diminuísse o astral e o ritmo intenso...
Começando com o fundinho musical, Saudade das Minhas Lembranças do Nervoso, mais uma da Midsummer Madness (é quase uma parceria no BG).
Primeiro bloco, tentando estabelecer conexões latino-americanas, um bloco recheado por artistas que fazem a ponte entre o Brasil e outros país da América Espanhola, seja na lingua, no sangue, nas influências, ou na busca por uma identidade em comum. Escutamos:

Vitor Ramil & Marcos Suzano - 12 Segundos De Oscuridad
Marina de La Riva - La Caminadora
Madame Mim – Fiebre de Tu Mente
Ramiro Musotto (capa) – Nordeste Beradero
Ramiro Musotto – Gwyea mi

Na sequência, para dar uma pilhada na moçada no concurso Recombinasom (http://www.overmundo.com.br/overmixter/recombina), pegamos alguns remixes realizados através do site Overmundo, pela licensa do Creative Commons. Músicas bueníssimas, que ganharam novos ares, a partir do momento em que disponibilizaram as pistas separadas, para outras pessoas as ressignificarem. Saca só:

Chico Correa & Eletronic Band – TERRA (TRZ Remix)
Dj Dolores – Sanidade (Celim Remix)
De Leve - México (Kassin Remix)
B Negão e os Seletores de Frequência - Funk Até o Caroço (007 Remix)

Seguindo esta onda, sampleamos e ressignificamos uma entrevista recém gravada com DJ Hum. Sim, ele passou por aqui...originalmente gravado para o programa Rádio UFSCar Convida (que vai ar ar, todas as 5as às 18h e aos sábados às 12h), recortamos o pedaço final da entrevista, no qual ele fala sobre seu disco solo, o Humbatuque Discos, além do que ele considera o underground, o alternativo e inovdaor no contexto brasileiro e mundial, baseado na sua experiência como um dos pioneiros do Hip Hop no Brasil, além de suas facetas como produtor e empresário também. Pra coroar, músicas do selo, além de material dele, da carreira solo e como beatmaker tb.

Motirô – Ela é Sexy
DJ Hum – Senhorita
DJ Hum Xis e Treze - Vem Comigo
Company Soul - Madrugada Soul (DJ Hum Remix)

Povo Heróico. Divulgando as atividades da cena independente regional, trouxemos ao estúdio o Elvira e o Macaco, do Grupo de Som do CASSO (Centro Acadêmico da USP São Carlos) para falarem sobre o II Festival de Bandas Independentes que será realizado nos dias 05, 06 e 07 de novembro, ou seja, agora. Os caras contaram como funciona o próprio coletivo de sonorização que eles têm, um pouco do seu histórico e o envolvimento com o rock independente.
Mais alguns informes e explicações sobre o funcionamento do festival e partimos para os sons:

Ubelina 69 - Anormalidade
Churrasco Elétrico – Viagem Nossa De Cada Dia
Oliveira Junkie – Peças e Acessórios
Red Light Street – I Dont Wanna Sniff Glue Today

Pra finalizar, um bloquinho experimental, quase espanta-ouvinte. Na verdade, quem acompanha a gente, acho que já superou, está com os sentidos mais apurados e deve ter sido abdusido por esses sons. Nada mais justo do que trazer um pouco de invenção e poesia em forma de ruído para os ouvidos dos seres humanos e marcianos. Espero que tenham escutado:

Indalécio Cogi – Be Gods
Axial – Feitiço Infinito
Índios Eletrônicos – O Levante

É isto ae. Fim. Agradecendo e mandandoLink bjos para Yasmin Muller, a nossa técnica bravinha, finalizamos.
Reprise, sabadão na Rádio UFSCar, às 15h, no Portal Fora do Eixo e no Rock Alive. Ou então, BAIXE AQUI!!!